Trump anuncia preparativos para encontro com Putin para acabar com a guerra na Ucrânia. ‘Ele quer que nos encontremos’, disse, prometendo negociações rápidas e um cessar-fogo imediato.
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que está a preparar um encontro com o Presidente russo, Vladimir Putin, para acabar com a guerra na Ucrânia.
“Ele quer que nos encontremos, e estamos a organizar isso”, disse Trump na quinta-feira, antes de uma reunião com governadores republicanos na sua residência Mar-a-Lago, em Palm Beach, no estado da Florida (sudeste).
“O Presidente Putin quer que nos encontremos, até o disse publicamente, e precisamos de acabar com esta guerra, que é um verdadeiro desperdício”, acrescentou o magnata.
Durante uma sessão anual de perguntas e respostas transmitida pela televisão, a 19 de dezembro, Putin disse que estava pronto para se encontrar com Trump “a qualquer momento”.
“Se algum dia encontrarmos o presidente eleito Trump, tenho a certeza de que teremos muito sobre o que conversar”, disse.
Trump prometeu durante a campanha eleitoral acabar com a guerra na Ucrânia “dentro de 24 horas” e já apelou a um “cessar-fogo imediato” e a negociações de paz.
Também na quinta-feira, o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que “é evidente que daqui a 11 dias começa um novo capítulo para a Europa e para o mundo inteiro”, referindo-se à tomada de posse de Trump, marcada para 20 de janeiro.