MAIS DESENVOLVIMENTO

Brasil convida e Indonésia passa a fazer parte do Brics

A entrada da Indonésia no grupo ocorre em momento que o Brics busca ampliar influência e número de países

A Indonésia agora é mais um país membro pleno do Brics. O anuncio foi feito nesta segunda-feira (6) pelo governo brasileiro. O Brics é presidido pelo Brasil em 2025.

A entrada da Indonésia no grupo ocorre em momento que o Brics busca ampliar influência e número de países. Originalmente, o Brics é formado por Brasil, Rússia, Índia e China.

A África do Sul ingressou no bloco após ser convidada em 2010. A entrada da Indonésia sob a presidência brasileira do Brics acontece em um momento de sucessivas tentativas de ampliação do bloco.

Em 2023, o grupo aprovou a entrada mais seis países, entre os quais Irã, Egito e Etiópia – a Argentina, que integrava essa lista, desistiu de participar quando Javier Milei assumiu a Casa Rosada no lugar de Alberto Fernández.

Já em 2024, o grupo passou também a discutir a criação da categoria de países parceiros, com status inferior ao dos membros efetivos, mas com possibilidade de participar de cúpulas e reuniões. Entre esses países, estão Cuba, Turquia, Tailândia, Nigéria e Argélia.

Veja também