Nove promotores de Justiça tomam posse em sessão solene no MP

Em sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça, nove promotores de Justiça tomaram posse na tarde da última quinta-feira (2) na sede do Ministério Público estadual, no CAB. A solenidade foi transmitida ao vivo pelo canal da instituição na plataforma de vídeos Youtube. “Agradeço primeiramente a Deus, por estarmos todos aqui após uma pandemia da qual ainda não estamos totalmente livres. Também agradeço aos meus colegas, aos nossos familiares e ao MP pela confiança depositada em todos nós. Registro aqui o meu desejo para que tenhamos sabedoria nos casos difíceis e que não nos falte sensibilidade na análise dos autos processuais, lembrando-se sempre que por atrás daqueles documentos existem pessoas”, destacou o promotor de Justiça substituto Alysson Batista da Silva Flizikowski, que fez o discurso em nome dos empossados. Ele também falou sobre a importante missão do promotor de Justiça – proteger a ordem jurídica, o regime democrático e os interesses sociais e individuais indisponíveis. “A Constituição nos dá prerrogativas e não privilégios pessoais. Esses, incompatíveis com o regime republicano”.

Além de Alysson Batista, tomaram posse como promotor de Justiça substituto Priscilla Andrade Figueiredo Lisbôa; Victor César Meira Matias; Marina Miranda Almeida das Neves; Bernardo Barbosa Sarkis; Leandro Carvalho Duca Aguiar; Caroline Vianna Longhi; Iranildo Lima da Costa Junior; e José Franclin Andrade de Souza. A necessidade de dialogar com os poderes públicos e ouvir os anseios da população foram ressaltados pela procuradora-geral de Justiça Norma Cavalcanti. Na ocasião, a chefe do MP baiano orientou os novos membros que atuem com base na lei. “Andem sempre por caminhos retos. Precisamos fazer a nossa parte e desempenhar o nosso papel no palco da vida. O mundo não é dos espertos e sim das pessoas honestas e verdadeiras. Lembrem-se que a honestidade se transforma em exemplo para as próximas gerações”, destacou.

A chefe do MP baiano lembrou ainda que a independência funcional é um dos pilares do MP, mas a função ministerial exige responsabilidade e equilíbrio de cada membro. “Serão líderes em suas comarcas e para atuarem com afinco necessitam continuar avançando, começando e e recomeçando, sonhando e realizando, assim teremos esperança em dias melhores”. A solenidade de posse foi prestigiada também pela corregedora-geral do MP, procuradora de Justiça Cleonice de Souza Lima, e pelo presidente da Associação do Ministério Público do Estado da Bahia (Ampeb), promotor de Justiça Adriano Assis. A corregedora Cleonice de Souza Lima parabenizou os novos promotores de Justiça e destacou a importância de agir com eficiência. “Lembro a vocês que essa conquista será consolidada não hoje, mas ao longo de uma vida de trabalho. Não se deixem seduzir pelo poder e lembrem-se que o agente público deve buscar quase a perfeição no exercício do seu cargo”.

O presidente da Ampeb, Adriano Assis, ressaltou o apoio que o MP e a associação darão aos recém-empossados. “É uma honra tê-los no MP mais antigo das Américas. Vocês escolheram uma linda carreira, muito importante para nosso estado e país. O papel do MP é fazer com que a aplicação da lei valha para todos e fazer justiça para aqueles que necessitam, mas isso muitas vezes nos exige perseverança e apoio institucional. Tenham certeza que faremos de tudo para que se sintam confortáveis nessa nova missão”, afirmou. A mesa contou também com a presença do procurador-geral de Justiça Adjunto, Paulo Marcelo de Santana Costa; a procuradora-geral de Justiça Adjunta para Assuntos Jurídicos, Wanda Valbiraci Caldas; a ouvidora do MP, Elza Maria de Souza; a procuradora-geral Adjunta para Assuntos Administrativos do Estado, Luciane Croda; o procurador-geral do Ministério Público de Contas junto ao Tribunal de Contas do Estado, Antônio Tarciso Souza; o chefe de gabinete do MP, Pedro Maia; o secretário-geral do MP, Alexandre Soares; e o diretor tesoureiro da Ordem dos Advogados do Brasil (secção Bahia), Hermes Hilarião Teixeira Neto.

Cecom/MP
Crédito das fotos: Rodtag