Presidente do Avante na Bahia afirma que decisão sobre participação na chapa de 2026 será tomada coletivamente pela base aliada

Presidente do Avante na Bahia, Ronaldo Carletto – Foto: Lula Bonfim | AG. A TARDE
O presidente estadual do Avante, o ex-deputado federal Ronaldo Carletto, falou sobre as pretensões da legenda de ampliar sua participação na gestão estadual e também de compor a chapa majoritária na eleição de 2026.
Em entrevista a este Política Livre, na manhã desta quinta-feira (05), durante o anúncio de reforma e ampliação do Hospital Especializado Octávio Mangabeira (HEOM), o cacique do Avante na Bahia enalteceu a relação com o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), mas citou, no entanto, que qualquer discussão sobre montagem da chapa ficará para o ano que vem.
De acordo com Carletto,”existem discussões, bate-papos e rodas de conversa, mas não há nada definido”. Ele ainda pontuou que assim como qualquer outro partido da base de Jerônimo, o Avante vislumbra uma participação na chapa no ano que vem já que, hoje, é o segundo maior partido com 60 prefeitos eleitos em 2024 , 39 vice-prefeitos e quase 500 vereadores.
“Claro, lógico e evidente pelo tamanho do Avante que, assim como qualquer outro partido, quer participar do pleito e, com certeza, vai estar junto com esse grupo político para a reeleição do nosso governador Jerônimo Rodrigues. Mas nada que impeça a gente de querer, de fazer, de acontecer. Lógico que todo mundo tem as suas ambições, mas as nossas ambições são as ambições do grupo. O que for melhor para o grupo, nós iremos acompanhar”, frisou.
Na entrevista, Ronaldo Carletto também falou sobre a possibilidade de o Avante abrigar os deputados estaduais do PP que sairão da legenda por conta da federação União Progressista, que surgiu a partir do “casamento” entre o PP e o União Brasil.
Segundo ele, as conversas só vão amadurecer em abril do ano que vem no período conhecido como “janela partidária” que nada mais é do que o prazo legal estabelecido para mudança de partido sem a perda do mandato.
“Eles estão impedidos agora de fazer qualquer tipo de movimentação, até pela legislação eleitoral, que os proíbe de fazer qualquer tipo de movimento nesse sentido. Sem sombra de dúvida não vejo nenhum problema, mas tem outros partidos que eles estão conversando, eles vão analisar, assim como o Avante vai analisar, discutir com a executiva estadual, porque lá eu não faço nada sozinho, é discutido com a executiva estadual. O Avante, hoje, já tem quatro deputados de mandato já alinhados ao nosso projeto. Com certeza nós temos mais de 25 candidatos já conversados, alinhados, que vão ser candidatos na próxima eleição”, destacou.