MAIS DESENVOLVIMENTO

Defesa de Jair Bolsonaro devolve terceiro kit de joias recebido da Arábia Saudita

Medida foi tomada após uma ação do TCU; Bolsonaro presta depoimento à PF nesta quarta-feira (5)

(Foto: Reprodução/Estadão)

defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) entregou nesta terça-feira (4) o terceiro kit de joias recebido em 2019 pelo governo da Arábia Saudita, conforme o prazo estabelecido pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Ele prestará esclarecimentos à Polícia Federal (PF) na quarta-feira (5).

A informação foi divulgada pelo ex-secretário de comunicação do governo de Bolsonaro, Fabio Wajngarten, que tem feito o trabalho de assessoria de imprensa do ex-chefe do Executivo brasileiro.

“A entrega reitera o compromisso da defesa do presidente Bolsonaro de devolver todos os presentes que o TCU solicitar, cumprindo a orientação do ex-mandatário do país, que sempre respeitou a legislação em vigor sobre o assunto”, diz um trecho do comunicado publicado nas redes sociais de Wajngarten.

O caso das joias entregues a Bolsonaro pelo governo saudita foi revelado primeiramente pelo jornal O Estado de S. Paulo e, desde então, o ex-presidente nega qualquer tipo de ilegalidade. Na última sexta-feira (24), por determinação do TCU, advogados de Bolsonaro devolveram algumas das joias e armas recebidas de presente da Arábia Saudita.

Entre as peças do terceiro conjunto recebido pelo ex-presidente estão um relógio da marca Rolex, uma caneta Chopard, um par de abotoaduras em ouro branco com diamantes, um anel também em ouro branco com diamantes e um tipo de rosário árabe de ouro branco com pingentes cravejados em brilhantes.

Por ordem do então presidente, em novembro de 2019, o conjunto de joias foi incorporado ao Gabinete Adjunto de Documentação Histórica da Presidência. Antes de deixar o cargo no fim do ano passado, no entanto, Bolsonaro incorporou os itens ao seu acervo pessoal.

Veja também