MAIS DESENVOLVIMENTO

Vice de Trump se reúne com Temer para discutir casos de brasileiros separados nos EUA

Mike Pence vem ao Brasil para tratar ainda de sobretaxa dos EUA ao aço e alumínio e imigração venezuelana.

Mike Pence durante discurso na OEA em maio deste ano (Foto: Reuters/Kevin Lamarque)

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, será recebido nesta terça-feira (26) pelo presidente Michel Temer no Palácio do Planalto.

Pence tem previsão de chegar a Brasília por volta das 7h40. Além da capital federal, o roteiro do político americano inclui passagem por Manaus na quarta (27).

Segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), Pence e Temer terão uma audiência e seguirão para um almoço no Palácio do Itamaraty, sede do ministério. Em seguida, eles devem fazer uma declaração à imprensa.

Conforme o Itamaraty, Temer e Pence discutirão diferentes assuntos na reunião, entre os quais:

  • Crianças brasileiras em abrigos nos EUA;
  • cooperação espacial
  • sobretaxa dos EUA ao aço e alumínio;
  • imigração venezuelana.

Em briefing a jornalistas realizado na segunda (25), o embaixador Fernando Simas Magalhães, subsecretário-geral de Assuntos Políticos Multilaterais, Europa e América do Norte, afirmou que a visita de Pence tem “importância alta” para o governo brasileiro.

O diplomata lembrou que é a primeira passagem do vice-presidente americano pelo Brasil desde a posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, em janeiro de 2017.

“Esse é o contato de mais alto nível bilateral até o momento com o governo do Donald Trump”, disse Magalhães, que lembrou a presença de Temer em um jantar com Trump em setembro do ano passado, nos Estados Unidos.

A visita de Pence ao Brasil estava prevista para maio, porém foi adiada. À época, sua porta-voz informou que o vice-presidente pretendia se concentrar no encontro entre Trump e o líder norte-coreano Kim Jong-un.

Agenda de Pence em Brasília, segundo o MRE:

  • 7h40: previsão de chegada a Brasília
  • 12h: audiência com Temer no Palácio do Planalto
  • 13h: almoço no Palácio Itamaraty
  • 14h15: declaração à imprensa no Itamaraty

Pence vem a Brasília acompanhado da segunda-dama Karen Pence, cuja agenda nesta terça prevê visitas ao Espaço Israel Pinheiro e ao Santuário Dom Bosco, ambos em Brasília.

A separação de crianças brasileiras de suas famílias, em virtude da política de imigração dos Estados Unidos, é um dos temas que será debatido entre Temer e Pence.

“É um tema que consta da agenda, e é um tema cujo tratamento receberá uma atenção concreta e especial do presidente Michel Temer”, disse o embaixador Fernando Simas Magalhães a jornalistas.

O Brasil deve manifestar ao governo americano a preocupação em relação ao tratamento dado as famílias e as crianças. Ao blog da jornalista Andréia Sadi, o ministro Aloysio Nunes (Relações Exteriores) disse que o Brasil estima que 46 crianças foram separadas dos pais e enviadas a abrigos.

As crianças acabaram afetadas pela política de “tolerância zero” aos imigrantes ilegais colocada em prática pelo governo de Donald Trump, e que foi modificada na última quarta, quando ele decidiu que as famílias não serão mais separadas.

Cooperação espacial e base de Alcântara

O encontro entre Temer e Pence pode resultar em avanços na cooperação espacial entre Brasil e Estados Unidos para viabilizar, no futuro, o uso do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, para o lançamento de satélites.

Conforme o embaixador Fernando Simas Magalhães, os dois países discutem um “acordo de salvaguarda tecnológicas” que poderá permitir o uso da base de Alcântara, inclusive com viés comercial.

“O acordo de salvaguardas tecnológicas em si é um requisito para o eventual uso futuro da base de Alcântara se for o caso, se houver interesse, sobretudo das empresas”, disse.

O diplomata explicou que Alcântara desperta interesse em razão da localização, na linha do Equador, que permite lançar satélites com economia de carga.

“Se nós pudermos criar as condições comerciais para a utilização da base de Alcântara, nós vamos entrar em um filão de mercado extraordinário”, declarou.

Sobretaxa de aço e alumínio

Em março, Trump anunciou as restrições às importações de aço e alumínio de diversos países, a fim de proteger as indústrias de siderurgia e de alumínio americanas.

O governo brasileiro tentou ser incluído na lista de países que são exceção à medida, mas as negociações não prosperaram.

Venezuelanos e visita a Manaus

Segundo o embaixador Fernando Simas Magalhães, Temer e Pence também vão tratar sobre o fluxo migratório de venezuelanos. O Brasil é um dos principais destinos dos venezuelanos que deixam sua terra natal, assolada por crises econômica, social e política.

O diplomata afirmou que o Brasil defende uma saída “democrática” para a crise no país vizinho e um olhar “solidário” a problemas que incentivam o fluxo migratório, como desabastecimento e inflação alta na Venezuela.

O tema da imigração venezuelana seguirá na agenda do vice-presidente americano na quarta, quando ele irá a Manaus. Pence programou a visita a uma casa de acolhida, que recebe venezuelanos na cidade.

De acordo com o MRE, caso haja condições, o político americano ainda fará um sobrevoo na região da floresta amazônica. Ele tem previsão de seguir à tarde para o Equador, próximo destino de seu giro pela América do Sul.

Veja também