O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em sua posse que o declínio da “América” chegou ao fim. A declaração ocorreu durante seu primeiro discurso como líder do país, que aconteceu logo após a cerimônia de posse, nesta segunda-feira (20).
O republicano também disse que vai “restaurar a liberdade de imprensa nos Estados Unidos”. No discurso, Trump voltou a atacar a comunidade LGBTQIA+, afirmando que os EUA terão agora “dois gêneros: o feminino e o masculino” e prometeu reintegrar funcionários públicos demitidos por não apresentarem comprovantes de vacinas de Covid.
Donald Trump encerrou o discurso retornando à sua promessa de uma “era de ouro” na potência mundial.
“Nos últimos anos, nossa nação sofreu muito, mas vamos trazê-la de volta e torná-la grande novamente, maior do que nunca. Seremos uma nação como nenhuma outra, cheia de compaixão, coragem e excepcionalismo. Não seremos conquistados. Não seremos intimidados. Não seremos quebrados e não falharemos. Deste dia em diante, os Estados Unidos da América serão uma nação livre, soberana e independente. Nós permaneceremos bravamente, viveremos orgulhosamente. Nós sonharemos corajosamente, e nada ficará em nosso caminho porque somos americanos, o futuro é nosso e nossa era de ouro apenas começou, afirmou.”
🇺🇸 THREAD: O primeiro discurso de Donald Trump como (novamente) presidente dos Estados Unidos. pic.twitter.com/iFFvIFphRi
— Eixo Político (@eixopolitico) January 20, 2025