MAIS DESENVOLVIMENTO

“Soberania deve ser exercida também no campo econômico”, diz Jaques Wagner

Senador (PT-BA) participou, nesta quinta-feira (24), de seminário promovido pelo partido e a Fundação Perseu Abramo

O senador Jaques Wagner (PT-BA) afirmou, durante seminário realizado pelo partido e a Fundação Perseu Abramo, nesta quinta-feira (24), que a ideia de que soberania se esgota no viés territorial deve ser afastada.

Também pelas redes sociais, o parlamentar pontuou que a questão deve ser exercida também nos campos das relações internacionais, ambiental, científico e sobretudo econômico.

“Não existe nação totalmente autossuficiente em todos os aspectos de sua economia. Mas há setores que precisam de mais autonomia. É incompreensível que o Brasil dependa de combustíveis de outros países. Temos as matérias-primas necessárias à nossa autossuficiência nesses setores”, escreveu.

Ainda conforme o ex-governador da Bahia, é importante a realização de investimento público, adotando “extremo cuidado” para, segundo Wagner, não entregar o controle de setores como energia, comunicação ou petróleo para interesses estrangeiros, “especialmente quando visam apenas lucro rápido”.

“Muito temos de nos preocupar para manter, 200 anos depois da Independência, nossas condições para o exercício da soberania. E sem soberania, morrerá também o Estado Democrático de Direito que, a duras penas, tentamos ver triunfar em solo brasileiro”, finalizou o petista.

Veja também