NOVA BAHIA 2024

Produção industrial cai 0,6% no Brasil

De acordo com o IBGE, o comércio varejista estagnou no país

Foto: Pixabay

No mês de agosto, o comércio varejista e a produção industrial recuaram no Brasil, já o setor de serviços continuou em alta em meio ao processo de reabertura da economia, conforme informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgadas nesta sexta-feira (14). De acordo com o Instituto, a produção industrial caiu 0,6%, enquanto o varejista ficou estagnado no país, com variação negativa de 0,1%, marcando o terceiro mês consecutivo no vermelho.

Ainda conforme o IBGE, o volume de serviços prestados no país cresceu 0,7% em agosto, na comparação com julho. Foi o quarto mês seguido de alta.

O avanço superou as projeções do mercado financeiro. Analistas consultados pela agência Reuters esperavam ganho de 0,2%. Com o novo resultado, o setor ficou 10,1% acima do patamar pré-pandemia, registrado em fevereiro de 2020.

Os dados do IBGE ainda revelam que, esse desempenho foi puxado por serviços mais voltados a empresas e que tiveram a demanda aquecida mesmo na crise sanitária. É o caso do transporte de cargas e de informação e comunicação.

Com a trégua da Covid-19, atividades presenciais também passaram a contribuir mais para o avanço do setor. Os serviços prestados às famílias, por exemplo, que reúnem bares, restaurantes e hotéis, cresceram em agosto (1%) pelo sexto mês consecutivo.

Esse ramo, porém, ainda está 4,8% abaixo do nível pré-pandemia. Os transportes estão 20% acima, e informação e comunicação superam fevereiro de 2020 em 14,1%.

SIEL GUINCHOS

Veja também

GOVERNO DA BAHIA