A diretora do Datafolha, Luciana Chong, afirmou, em entrevista à Rádio Metropole, que a polêmica em torno da autodeclaração racial de ACM Neto (UB) como pardo pode ter ocasionado a queda entre os eleitores mais jovens, detectada na pesquisa para o governo baiano divulgada na última quarta-feira (21).
No levantamento Datafolha da última quarta-feira, ACM Neto permanece em vantagem com a parcela do eleitor, mas com uma distância menor para Jerônimo Rodrigues (PT). Entre 16 a 24 anos, Neto tem uma diferença de 31 pontos, enquanto na faixa de 25 e 34 anos, a vantagem é de 21 pontos. No total, o ex-prefeito de Salvador teve uma queda de 6 pontos com relação ao levantamento do dia 14 de setembro, ante o crescimento de 8 pontos de Jerônimo entre os jovens.
“Esse caso teve uma grande repercussão nas redes sociais, com vídeos e memes. Então isso pode ter tido alguma influência na diminuição de ACM Neto nesse segmento especificamente, que geralmente é mais antenado nas redes sociais. E, por conta disso, o Jerônimo ganhou 8 pontos entre os mais jovens”, disse Luciana, nesta quinta-feira (22).