Continua a polêmica em torno da declaração racial do ex-prefeito de Salvador e atual candidato ao governo da Bahia, ACM Neto (UB), no Tribunal Superio Eleitoral (TSE). A deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) criticou a postura de Neto e acusou o político de fazer bronzeamento artificial.
O suposto bronzeamento seria para justificar a autodeclaração como pardo (considerado parte da população negra no IBGE). A postura de Neto tem sido alvo de críticas por parte dos adversários, que apontam oportunismo do ex-prefeito e sua vice, Ana Coelho (Republicanos), que também se declarou parda. Olívia chamou a posição de Neto de “canalhice”.
“É de extrema canalhice da parte de ACM Neto dizer que é “erro do IBGE” considerar pretos e pardos como negros! Após fazer o seu bronzeamento artificial, querer inviabilizar o sistema de cotas que nós pessoas pretas lutamos tanto para termos!”, escreveu a parlamentar, que ainda compartilhou o trecho da entrevista de Neto no Bahia Meio Dia.
É de extrema canalhice da parte de ACM Neto dizer que é “erro do IBGE” considerar pretos e pardos como negros!
— Olívia | 65 500 (@oliviasantana65) September 12, 2022
Após fazer o seu bronzeamento artificial, querer inviabilizar o sistema de cotas que nós pessoas PRETAS lutamos tanto para termos!pic.twitter.com/tAKpRx4KYh