O carnaval é uma das manifestações culturais mais conhecidas no mundo todo. Ao longo do tempo tornou-se um elemento da cultura brasileira, mas também, um instrumento de resistência e denúncia da classe trabalhadora. Foi pensando nisso, que o MST Folia, bloco criado a sete anos por trabalhadores e trabalhadoras Sem Terra do extremo sul da Bahia, tem se tornado uma tradição.
Na última terça-feira (5) de carnaval, mais uma edição dessa grande festa ocupou as ruas do Prado com muita alegria e animação. Este ano o tema foi dedicado ao movimento Lula Livre para apontar a situação do ex-presidente Lula, preso de forma arbitrária, antes que fosse julgada a totalidade de seus recursos. Como esperado o clima de paz reinou durante todo percurso. A comunidade em sua maioria sinalizou apoio ao movimento.
Estiveram presentes militantes de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo Suíca atual vereador de Salvador pelo PT e do SINDLIMP, além dos vereadores Odilei, Luciana e Boloco do município de Prado e Gilvan Produções, uma das lideranças locais.
De acordo com o dirigente Paulo Cesar, da regional do extremo sul da Bahia o MST Folia mais uma vez superou as expectativas num movimento de resistência e luta pela democracia.
Um fato interessante foi quando o vocalista puxava o refrão “Lula Livre!!!” , a comunidade correspondia em apoio ao movimento.
Segundo Evanildo Costa da direção nacional do MST a sétima edição do MST Folia trouxe multidões na avenida mais uma vez onde reuniu amigos, parceiros, militantes além de turistas e simpatizantes.