Erro permite que dados trocados entre dispositivos dentro de uma mesma rede sejam interceptados.
Uma nova atualização do sistema operacional Android disponibilizada pelo Google nesta semana corrige a falha na segurança do Wi-Fi. O erro, denominado de KRACK, permitia que os dados trocados entre os dispositivos dentro de uma mesma rede fossem interceptados.
A princípio, apenas os modelos Pixel e os que recebem a atualização direto do Google vão ser atualizados. Isto porque as empresas fabricantes precisam lançar a correção no protocolo WPA2 para os seus aparelhos, explica o “TechTudo”.
Descoberta em outubro por pesquisadores da Universidade Católica de Leuven, da Bélgica, a falha foi imediatamente informada aos fabricantes com dispositivos Wi-Fi, que buscaram a solução.
A Microsoft foi a primeira a disponibilizar uma correção para as versões a partir do Windows 7 no dia 10 de outubro. Dispositivos da Apple só foram atualizados na semana passada.
Afinal, qual é o risco?
No momento em que dois dispositivos se conectam a uma rede Wi-Fi com WPA2, é criada uma chave criptografada única. Essa criptografia pode ser quebrada e dados podem ser trocados pela rede.
Apesar de não ter sido registrado nenhum ataque que se aproveitasse dessa brecha, a recomendação é para que os usuários tomem alguns cuidados, utilizando VPN e sites com protocolo Https, por exemplo.