PIRAÍ DO NORTE

Cormier confirma aposentadoria após duelo com Miocic: “Lutei com os melhores que o UFC já teve”

Ex-campeão dos pesos meio-pesado e pesado, americano de 41 anos vai pendurar as luvas neste sábado

Daniel Cormier — Foto: Evelyn Rodrigues

Daniel Cormier confirmou que vai encerrar a carreira após o último capítulo de sua trilogia contra Stipe Miocic, em Las Vegas, neste sábado (15) no UFC 252. Aos 41 anos de idade, o ex-campeão dos pesos meio-pesado e pesado do UFC comenta que manter o ritmo dos treinamentos não é mais tão simples como antigamente.

Em entrevista exclusiva ao Combate.com, o americano falou sobre a preparação para seu último evento antes de pendurar as luvas.

– Foi muito cansativo, muito difícil. Eu adoro lutar, mas quando eu era mais jovem os camps não pareciam tão cansativos como hoje. Eu treinava para três ou quatro lutas por ano, na maioria das vezes. E não parecia como é agora, mas nós fizemos o trabalho. Era exatamente o que precisava ser feito para estar preparado para a luta no sábado à noite. Acho que conseguimos isso – explicou.

Apesar de afirmar que está com foco total no último desafio da carreira, Cormier falou sobre o legado que deixará para o mundo do MMA. Além de ser o melhor na categoria peso-pesado por pouco mais de um ano, o americano também foi dono do cinturão entre os meio-pesados de 2015 a 2018, quando abdicou do título. Ao todo, são 22 vitórias e duas derrotas no currículo.

– Eu amei cada parte da minha carreira, mas você é o melhor até não ser mais. E se eu continuar tentando a sorte eventualmente alguém vai me pegar. Tenho 41 anos de idade e estou tendo um bebê (a esposa de Cormier está grávida do terceiro filho do casal). Eu lutei com todos os caras que poderia quando estava começando. Depois lutei com todos os caras que queria lutar como campeão. Eu consegui todos eles. Consegui lutar com todos os melhores que o UFC já teve, eu nunca imaginaria fazer o que fiz.

Para se proteger da Covid-19, Cormier fez todos os treinamentos numa academia própria, construída na garagem de casa. O ambiente adaptado ajudou o ex-campeão a se acostumar com a luta em espaço reduzido, ponto importante para o duelo de sábado. O octógono do UFC Apex é um pouco menor do que o padrão dos demais palcos do Ultimate pelo mundo.

– Acho que é bom para mim (espaço menor), porque eu quero lutar, quero pegar, derrubar. Quero tentar atacar as pernas. Acho que encurtar a distância será um pouco mais fácil porque ele não terá tanto espaço para escapar. Mas também acho que tem benefícios para o bloqueio curto dele, isso não é apenas uma vantagem unilateral. Estou animado para lutar, eu só quero lutar. Quero tentar consertar o erro do verão passado (derrota para Miocic).

Stipe Miocic e DC já se enfrentaram duas vezes, com uma vitória para cada — Foto: Josh Hedges/Getty Images

O próximo confronto será a oportunidade de uma terceira torca de cinturão entre os dois peso-pesado americanos: em julho de 2018, Cormier tirou o cinturão de Miocic com um nocaute ainda no primeiro round. Depois, em agosto do ano passado, foi a vez de Miocic devolver na mesma moeda e recuperar o título com um nocaute no quarto assalto. Para o último duelo, Cormier espera um final feliz para seu currículo.

– Ele é um grande lutador. Tem um boxe muito bom, administra a distância muito bem, um vigor fenomenal e tem mentalidade de campeão. É um cara muito difícil de se preparar para encarar. (…) Vou apenas viver o momento. Vou viver o momento e aproveitar o cinturão em volta da minha cintura mais uma vez. Isso aconteceu várias vezes e mal posso esperar até sábado para acontecer pela última vez.

Combate transmite o UFC 252 ao vivo e com exclusividade neste sábado a partir das 19h (horário de Brasília). O SporTV 2 e o Combate.com exibem o “Aquecimento Combate” e as duas primeiras lutas do card preliminar ao vivo, e o site acompanha o torneio inteiro em Tempo Real.

UFC 252
15 de agosto de 2020, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL (23h, horário de Brasília):
Peso-pesado: Stipe Miocic x Daniel Cormier
Peso-galo: Sean O’Malley x Marlon Vera
Peso-pesado: Junior Cigano x Jairzinho Rozenstruik
Peso-galo: John Dodson x Merab Dvalishvili
Peso-meio-pesado: Magomed Ankalaev x Ion Cutelaba
CARD PRELIMINAR (19h, horário de Brasília):
Peso-leve: Jim Miller x Vinc Pichel
Peso-palha: Ashley Yoder x Livinha Souza
Peso-pena: Herbert Burns x Daniel Pineda
Peso-palha: Felice Herrig x Virna Jandiroba
Peso-pena: TJ Brown x Danny Chavez
Peso-pesado: Chris Daukaus x Parker Porter
Peso-pena: Kai Kamaka III x Tony Kelley

Por Evelyn Rodrigues — Las Vegas, EUA
Fonte: Canal Combate

Tele Coronavírus 155 começa a funcionar para atender a população gratuitamente na Bahia