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Com inflação e Black Friday fraca, vendas do comércio caem 0,6% em novembro

Queda nas vendas de combustíveis puxou resultado negativo. Inflação e juros mais elevados pesam no bolso das famílias

As vendas do comércio recuaram na passagem de outubro para novembro, após três meses no campo positivo. O volume de vendas caiu 0,6% em novembro, conforme mostram os dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) divulgados nesta terça-feira pelo IBGE. Segundo o instituto, a Black Friday, uma das principais datas comerciais, não foi suficiente para aquecer as vendas.

Com o resultado, o setor acumula alta de 1,1% no ano e se encontra e 2,6% acima do patamar pré-pandemia, observado em fevereiro de 2020.

Combustível mais caro afeta consumo

Das oito atividades pesquisadas, seis tiveram resultados negativos em novembro. A queda de 5,4% no volume de vendas dos combustíveis foi a que mais pesou para o resultado de novembro, seguido do recuo de 3,4% no setor de equipamentos e material para escritório. Esta última foi impactada por uma Black Friday menos intensa, além de uma antecipação das ofertas nos meses anteriores.

Para o gerente da pesquisa, Cristiano Santos, um dos fatores que explicam o resultado negativo do setor de combustíveis é a inflação.

— Novembro foi o primeiro mês em que os preços dos combustíveis voltaram a crescer após uma sequência de deflação que se iniciou em julho do ano passado. Isso impactou as receitas das empresas. Outro ponto é que novembro não é um mês de grandes movimentos nos transportes, já que as famílias costumam esperar para viajar em dezembro.

Fonte: O Globo

SIEL GUINCHOS

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