Baianos celebram os 197 anos da Independência do Brasil

Milhares de baianos foram às ruas na manhã deste sábado, 7, celebrar os 197 anos da Indendência no Brasil. Na capital baiana, o público se espalhou pelo centro para ver de perto o desfile cívico-militar do 7 de Setembro.

As comemorações no largo do Campo Grande começaram cedo, por volta das 8h40, com o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Salvador. 

No local, autoridades como o prefeito de Salvador ACM Neto, o governador da Bahia, Rui Costa e o arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, dividiram o palanque. 

Como acontece todos os anos, as ruas do centro foram ocupadas pelo público que foi prestigiar o evento e assistir ao cortejo de tropas da Marinha do Brasil, Exército, Força Aérea, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, entre outros. 

Novidades

Esse ano o desfile contou com algumas mudanças, devido às obras que estão sendo realizadas na Av. Sete de Setembro. Por isso, ao chegar próximo à Casa D’Itália, o cortejo teve que ser desviado para a rua Carlos Gomes. 

A organização do desfile cívico-militar, que contou com aproximadamente 4000 militares, ficou a cargo do Exército, governo do estado e prefeitura. “É uma festa bonita e a data máxima da nossa nação que é realizada através de um trabalho conjunto. Dessa vez tentamos fazer um desfile maior, então temos 1500 pessoas a mais em relação a 2018”, afirma o chefe do Estado-Maior da 6ª Região Militar, coronel Luís Eduardo Possídio Santos.

Na ocasião, o governador Rui Costa frisou a importância da integração entre os brasileiros para que o País supere melhor os seus desafios e dificuldades.

“Mais do que nunca, é hora de pensar em um Brasil que ofereça qualidade de vida à sua gente, que integre e una o povo brasileiro das diversas regiões, culturas e preferências. O Brasil tem que caminhar unido para superar os seus desafios e dificuldades, e o 7 de Setembro é sempre uma data de reflexão sobre os próximos passos que o País pode dar na vida do seu povo”, declarou. 

O prefeito ACM Neto também destacou a relevância da data. “O Dia da Independência é o dia da festa brasileira, é o dia do verde e amarelo”, ressaltou.