Constatação é de pesquisa divulgada pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene).
A Bahia foi o único estado do nordeste a ter saldo positivo de empregos com carteira assinada, no período de janeiro a março de 2017. A constatação é de uma pesquisa divulgada pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), ligado ao Banco do Nordeste, e que utiliza dados da pesquisa mensal do comércio do IBGE.
O setor que mais admitiu trabalhadores foi a agropecuária: 5.059 novos empregos. Em segundo lugar aparece o setor de administração pública, que gerou 2.514 novas vagas. O setor de indústria e transformação foi responsável pela geração de 2.199 novos empregos e o setor de serviços industriais de utilidade pública 1.554 novos postos.
Os números confirmam uma tendência apontada por outra pesquisa que mostra o bom desempenho do setor agropecuário no estado, divulgada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).
Conforme o órgão, apesar da seca que atinge ainda muitas regiões, foi registrada uma expansão de 30% na agropecuária baiana no primeiro trimestre desse ano. A expansão do setor, indicada pelos levantamentos, garantiu um crescimento 0,3% no Produto Interno Bruto (PIB) do estado. O crescimento, conforme as pesquisas, é resultado de um bom desempenho das lavouras tradicionais, a exemplo da soja e do feijão.