GOVERNO DA BAHIA - TERRA MÃE DO BRASIL

Cacau do Sul da Bahia nos EUA.

Cacau do Sul da Bahia nos EUA.

Um Consórcio de cacauicultores do sul baiano aterrissou há dias atrás na Califórnia (EUA), um dos principais centros de produção de chocolates bean to bar no mundo. Apoiada pelo SEBRAE Bahia e Instituto Arapyaú e com o apoio da Associação dos Produtores de Chocolate de Origem do Sul da Bahia – CHOCOSUL, a Missão teve o propósito de entender como funciona a cadeia de consumo de cacaus especiais naquele país. Além de visitar fabricantes e lojistas, ter encontros com especialistas e importadores do produto, a Delegação quis ouvir as expectativas dos “chocolate makers” ao buscarem novos tipos de cacau e, em última análise, iniciar conversações para eventuais vendas de cacau no futuro próximo.

A Missão contou com dois Consultores em Agronegócios, um representante do Instituto Arapyaú, três produtores de cacau fino e um representante da CHOCOSUL.

A equipe visitou três estados (Califórnia, Oregon e Washington) onde teve cerca de vinte encontros, incluindo os principais fabricantes, como a Tcho, Dandelion , Guittard, Seattle, Indi e Creo Chocolate.

O estudo setorial da cadeia de cacau – chocolate fino no estado da Bahia está sendo financiado pelo SEBRAE e a Missão aos Estados Unidos pelo Instituto Arapyaú. Os resultados deste trabalho será apresentado ao público do Sul da Bahia nesta terça-feira, dia 26/02 às 9:00h no Auditório do SEBRAE em Ilhéus.

Fonte: mercadodocacau com informações SEBRAE Ilhéus-Ba