Dados do Ministério do Turismo, Embratur e Polícia Federal revelam expectativa alta para este ano no setor turístico. Descubra como eles afetam os diferentes setores do país!
Desde janeiro até julho deste ano, o Brasil registrou a entrada de 3,65 milhões de turistas no país. Número que já supera o total de visitantes durante todo o ano de 2022.
Isto indica uma perspectiva muito boa em relação ao turismo brasileiro, que já foi apontado até mesmo pelo IBGE como importante agente indutor da economia brasileira.
As visitas de estrangeiros aquecem o mercado brasileiro, especialmente o setor hoteleiro, que fica com a missão de hospedar a todos com muita dedicação.
Seguindo-se esta média mensal,o país poderia receber pouco mais de 6 milhões de turistas até o final deste ano ainda, o que colocaria o Brasil como um destino muito visado pelos estrangeiros.
Mas é claro que este avanço do turismo não aconteceu do nada e terá impactos muito expressivos para vários setores do país. Entenda mais sobre este assunto!
O que explica esse salto no turismo?
Os números surpreendem, mas também nos fazem questionar “o que causou esse aumento no número de turistas?”. Para isso podemos destacar, entre outros, três fatores principais:
- Queda no número de turistas em decorrência da pandemia de Covid-19;
- Atrativos nacionais já consolidados e reconhecidos mundialmente;
- Ações governamentais voltadas à retomada da atividade turística no país.
Queda causada pela pandemia
Não é novidade para ninguém que a pandemia de 2020 foi uma tragédia em diversos sentidos. Afinal, vivemos pessoalmente este período marcante da história.
O turismo não ficou de fora, pelo contrário, foi fortemente atingido pelos efeitos negativos da doença, como o isolamento social que impediu as pessoas de viajar.
Em 2021, o Brasil registrou apenas 12,3 milhões de viagens, das quais 99,3% ocorreram dentro do país. Os números de 2021 contribuíram com uma queda de 41% nas viagens desde 2019.
Ou seja, o turismo brasileiro, assim como de outros países, foi fortemente prejudicado pela pandemia e precisava de incentivos para voltar a ser um fator de destaque na economia.
Atrativos nacionais
Felizmente, incentivo para o turismo é o que não falta no Brasil. Além dos grandes eventos e celebrações anuais mundialmente conhecidos, as belezas naturais do país são um espetáculo à parte.
Os diversos eventos nacionais de destaque no Estado brasileiro são grandes agentes do turismo e costumam mobilizar uma enorme estrutura e legião de fãs.
Estas festas são reconhecidas mundialmente e atraem milhares de turistas de fora do país todos os anos. No Rock in Rio de 2022, por exemplo, 10 mil pessoas do público total eram estrangeiros vindos de 31 países diferentes.
O Brasil, como um país tropical, apresenta lindas paisagens e gastronomia de luxo, que valorizam as culturas regionais e levam o tempero brasileiro a cair no gosto dos estrangeiros.
O sul do país, por exemplo, é um excelente motor das atividades turísticas com suas lindas cidades históricas e praias paradisíacas.
Ações governamentais
Além disso, o crescimento dos números é também resultado de um trabalho interno no Brasil, feito pelo Ministério do Turismo e governo federal.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a ampliação de voos com destino ao Brasil este ano – 40% de rotas a mais que 2022 – e indicou estratégias publicitárias nos EUA, Europa e América Latina para acelerar a volta do país a um papel de destaque no exterior.
Vale lembrar que a importância do Turismo na economia estava em debate nacional já no primeiro semestre deste ano, quando Freixo enfatizava a urgência de investimentos no setor.
Com a soma desses fatores, o país conseguiu se recuperar rapidamente das quedas registradas nos anos posteriores à pandemia até chegar nessa excelente perspectiva atual.
De onde são os turistas que mais visitam o Brasil?
Segundo dados do Ministério do Turismo, Embratur e Polícia Federal, entre a lista de países que emitem mais viajantes ao Brasil, destacam-se:
- Argentina (1.381.991 turistas);
- Estados Unidos (382.843 turistas);
- Paraguai (264.564 turistas);
- Chile (260.027 turistas);
- Uruguai (223.788 turistas).
Com base nesses dados, é possível compreender a intenção dos responsáveis de direcionar as campanhas publicitárias ao Hemisfério Norte, pois esses números podem ser ainda mais positivos com a maior participação de países desenvolvidos, como os EUA.
Quais os principais tipos de turismo no Brasil?
A grandiosidade do nosso país não se limita à extensão territorial, o Brasil se destaca também pela variedade no setor turístico, que conta com diferentes modalidades.
Turismo de lazer ou recreação
É o tipo mais comum de turismo, aquele em que saímos para conhecer algum lugar novo em busca de diversão e formas de relaxar em diferentes regiões do país.
Turismo cultural
É uma forma de turismo onde o objetivo é o de ganhar conhecimentos sobre determinada cultura ou aspectos histórico-culturais de um local. Como uma visita à cidade histórica de São Luís, no Maranhão.
Ecoturismo
O ecoturismo é voltado para a apreciação da natureza e de áreas de preservação ambiental, como a Chapada dos Veadeiros, em Goiás.
Turismo religioso
Como o nome já diz, se trata de uma espécie de retiro espiritual ou visita a algum lugar considerado sagrado em alguma religião. Como as peregrinações católicas para a cidade de Aparecida do Norte, em São Paulo.
Turismo de negócios
Este é voltado para as relações comerciais e empresariais, onde o turismo acontece com a finalidade de fechar algum contrato de investimentos, reuniões de trabalho e outras atividades relacionadas ao mundo dos negócios.
Quais os principais destinos turísticos do Brasil?
A pergunta que fica é “o que tanto encanta os olhos dos gringos no Brasil?” e a resposta é muito simples: os destinos turísticos do país.
Há uma forte ligação com as culturas locais, a culinária, importância histórica e a hospedagem de luxo que o país pode oferecer. A cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, por exemplo, é um destino muito valorizado pelas marcas da história do Brasil que ela preserva.
No entanto, não podemos ignorar os traços mais marcantes do nosso país e o carro chefe do turismo: a tropicalidade e magnitude das praias brasileiras.
Nada melhor do que curtir um feriado ensolarado na praia ao lado de quem ama. Até por isso, os lugares que mais se destacam são:
- Fernando de Noronha (Bahia);
- Paraty (Rio de Janeiro);
- Guarujá (São Paulo);
- Foz do Iguaçu (Paraná);
- Governador Celso Ramos (Santa Catarina);
- Gramado (Rio Grande do Sul).
Mas, além disso, há muitas outras regiões do país apreciadas pelos turistas, algumas não tão conhecidas que se apresentam como verdadeiros “tesouros escondidos”. O jeito é sair para explorar e conhecer essas maravilhas ocultas.
Até porque se até mesmo as pessoas de outros países estão vindo apreciar a beleza do Brasil, não há motivos para os brasileiros ficarem de fora.