GOVERNO DO ESTADO

Feriadão da Semana Santa e Tiradentes prometem movimentar o turismo na Bahia

A Bahia, um dos estados mais procurados do Brasil, segue como um dos destinos favoritos para quem deseja curtir o feriado

Para quem aguardava um feriado prolongado para descansar ou viajar, o “feriadão” de abril será a oportunidade perfeita. A junção da Sexta-Feira Santa, no dia 18 de abril, com o feriado de Tiradentes, que cai na segunda-feira, 21 de abril, oferece aos turistas quatro dias de pausa para aproveitar ao máximo os destinos turísticos.

A Bahia, um dos estados mais procurados do Brasil, segue como um dos destinos favoritos para quem deseja curtir o feriado. Durante esse período, turistas de várias partes do país desembarcarão em diversas cidades baianas para aproveitar as belezas naturais, culturais e gastronômicas da região.

Expectativa positiva para o fluxo turístico

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) revelou que as expectativas para o fluxo turístico durante o feriadão da Semana Santa em Salvador e outros destinos turísticos da Bahia são bastante positivas. O estado deve registrar aumento nas taxas de ocupação da rede hoteleira em comparação com o ano passado. Excluindo os períodos de Ano Novo e Carnaval, a Semana Santa é, tradicionalmente, o feriado mais forte para o turismo fora da temporada de verão.

Para destinos do interior da Bahia, que são mais dependentes do turismo de lazer do que a capital, Salvador, o movimento tende a ser ainda mais significativo. Mesmo na capital, a demanda por hotéis e a busca por voos já superam os números de anos anteriores, o que projeta um crescimento ainda maior para o período.

A Bahia como destino de lazer e reencontros

Para os baianos, o feriadão também é uma oportunidade de reencontro com familiares e de aproveitar o que a cidade tem de melhor. Dona Marlene Santos, moradora de Salvador, é uma dessas pessoas que aguarda com alegria a chegada do feriado prolongado para reunir a família, que vem de São Paulo. “Estou mais que feliz, todo ano recebo meu povo, faço aquele prato de caruru, aquele peixe, fazemos várias coisas juntos”, contou. Ela ressaltou ainda que, apesar de viver na cidade, é durante os feriados que se sente como uma turista. “Fica parecendo que eu espero esse final de semana para desfrutar o que a cidade tem, porque durante o ano é só trabalho. Percebo que a cidade fica cheia, tudo uma maravilha”, afirmou Dona Marlene.

Saudades de Salvador e novas aventuras

Marcele Patrícia, que costuma visitar Salvador nas férias, revelou que vai aproveitar o feriadão para matar a saudade da cidade e, claro, das belezas naturais que a Bahia oferece. “Desde quando não temos um feriado assim? Desde que bati o olho nos feriados do ano, e vi que férias para mim só em agosto, já pensei: ‘vou aproveitar esse período para não morrer de saudade’”, disse Marcele.

Ela também destacou que, além de Salvador, gosta de explorar a região da Praia do Forte e as ilhas baianas, como Morro de São Paulo e Itaparica. No entanto, para este feriadão, ela escolheu se concentrar em Salvador e na Praia do Forte. “Nas férias, eu aproveito se deixar, o estado quase todo, mas essa viagem vai ser curtinha e eu vou aproveitar do mesmo jeito”, completou, cheia de entusiasmo.

 

 

Veja também