NOVA BAHIA 2024

5 dicas para cuidar da pele negra durante o verão

Mesmo com mais melanina, a pele negra precisa ter cuidados redobrados durante a estação mais quente do ano.

Oficialmente, o verão só começou há 13 dias, mas as altas temperaturas há pouco mais de um mês fazem a alegria de quem não dispensa passar algumas horas do dia na praia ou na piscina. E mesmo para quem não curte aproveitar a estação mais quente do ano, é preciso redobrar o cuidado com a pele. Mesmo com mais melanina, a pele negra precisa ter cuidados redobrados no verão. Confira 5 dicas para cuidar (bem) da pele durante o verão.

1) Protetor: Usar protetor solar com filtro solar de FPS acima de 30 e reaplicá-lo a cada três horas

2) Oleosidade: Para ajudar a controlar a oleosidade, devido a grande concentração de glândulas sebáceas, o ideal é lavar o rosto com um sabonete específico para a pele oleosa duas vezes ao dia, uma pela manhã e outra à noite.

3) Toque seco: Uso de hidratante facial com textura em gel e filtro solar de toque seco também são ideais para diminuir o óleo facial.

4)  O perigo das manchas:Os cuidados com as manchas para a pele negra devem ser redobrados, pois a alta concentração de melanina é responsável pelo aparecimento de manchas, já que a proteína pode provocar hiperpigmentação amarronzada em qualquer área do corpo.

5)Foliculite: Motivada por uma infecção bacteriana ou fúngica, a foliculite é uma inflamação é infecção de pele que se inicia nos folículos pilosos. Na pele negra, elas muitas vezes parecem com espinhas brancas e ocorrem, sobretudo, e após a depilação, favorecendo o surgimento dos pelos encravados. Uma dica é usar cremes hidratantes a base de ureia. A aplicação deve ser feita após a depilação com cera ou lâmina de barbear.

SIEL GUINCHOS

Veja também

GOVERNO DA BAHIA