Considerado o principal introdutor do Muay Thai no Brasil, Nélio Naja, de 65 anos, morreu na tarde da última quinta-feira (12), na cidade de Almirante Tamandaré, na região metropolitana de Curitiba, em uma casa de escombros construída por ele mesmo, onde nos últimos anos, segundo ele, vivia de forma isolada e esquecida pelo meio das artes marciais.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros da cidade de Almirante, Naja teve o seu corpo encontrado em casa, onde vivia como um ermitão, e a morte teria acontecido por “causas naturais”. A tendência é que mais detalhes do caso surjam nos próximos dias.
Nélio Borges de Souza nasceu no Rio de Janeiro e, inicialmente, conheceu os estilos de luta durante o período em que passou como paraquedista da Aeronáutica. Alguns anos depois, “Naja” foi para Curitiba, onde dedicou seu tempo a passar técnicas de Taekwondo e, posteriormente, Muay Thai. Segundo o próprio, as técnicas teriam sido desenvolvidas após uma passagem de dois anos na Tailândia, país considerado a “meca” da modalidade.
Seu estilo de luta no Muay Thai foi usado como base para diversos lutadores de Curitiba, fazendo com que a cidade, tempos depois, se tornasse um dos principais celeiros de atletas de Muay Thais no país. Vale ressaltar que Anderson Silva, por exemplo, se destacou por anos no UFC com seu estilo de luta baseado na arte marcial. Todavia, nos últimos anos, Naja resolveu viver de forma isolada. Em algumas entrevistas, Nélio falava com decepção que foi “esquecido” por lutadores jovens que, posteriormente, alcançaram a fama.