NOVA BAHIA 2024

Terremoto de magnitude 7,8 deixa mais de 2.300 mortos na Turquia e na Síria

Um dos terremotos mais fortes a atingir a região em um século tirou os moradores de suas camas por volta das 4h da manhã desta segunda-feira

Estragos provocados por terremoto que atingiu o sul da Turquia. Crédito: Getty Images

Um terremoto fatal de magnitude 7,8 abalou o sul da Turquia na madrugada desta segunda-feira (6), derrubando prédios e fazendo moradores correrem para as ruas enquanto tremores secundários eram sentidos em toda a região. O tremor também afetou a Síria.

Mais de 2.300 pessoas morreram na Turquia e na Síria, e milhares ficaram feridas e as equipes de resgate estão correndo para retirar os sobreviventes de debaixo dos escombros.

O número total de mortos na Turquia é de 1.498. O número total de mortos na Síria é de 820.

Enquanto isso, o grupo “Capacetes Brancos”, oficialmente conhecido como Defesa Civil da Síria, também relatou pelo menos 221 mortes e 419 feridos em áreas controladas pela oposição no noroeste da Síria.

“Centenas permanecem presas sob os escombros”, acrescentaram os Capacetes Brancos no Twitter.

O epicentro do terremoto de magnitude 7,8 foi 23 quilômetros a leste de Nurdagi, na província turca de Gaziantep, a uma profundidade de 24,1 quilômetros, disse o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Horas, depois, um segundo terremoto – de magnitude parecida – atingiu a região do sudeste turco.

O que se sabe sobre o forte tremor

Nurdagi está localizada ao longo da fronteira Turquia-Síria e o terremoto foi sentido em vários países da região, incluindo Síria e Líbano.

As mortes foram relatadas nas regiões de Aleppo, Hama e Latakia, disse a SANA.

O grupo “Capacetes Brancos”, oficialmente conhecido como Defesa Civil da Síria, também disse que dezenas de vítimas e centenas ficaram presas sob os escombros na região de Idlib, controlada pela oposição.

SIEL GUINCHOS

Veja também

GOVERNO DA BAHIA