SVR: Mais de 11 milhões já encontraram valores ‘esquecidos’ em bancos

Banco Central prevê R$ 8 bilhões a serem devolvidos a 28 milhões de pessoas físicas e jurídicas

Um levantamento realizado pelo Banco Central (BC) indica que até às 12h desta terça-feira (15), mais de 10 milhões de pessoas físicas e jurídicas encontraram saldo positivo no sistema que consulta se há valores a receber esquecidos em bancos. A instituição prevê que haja R$ 8 bilhões a serem devolvidos a 28 milhões de pessoas físicas e jurídicas.

Nessa primeira consulta, o sistema informa apenas se há ou não dinheiro a ser resgatado, sem informar qual o valor. Essa informação só será divulgada em março.

Segundo o BC, até o momento, foram feitas 59,9 milhões de consultas em CPFs e CNPJs. Os saldos positivos são 18,7% do total. Ao todo, são 11.223.617 casos, sendo 11.001.451 de pessoas físicas e 22.166 de pessoas jurídicas. Outras 81,2% das consultas resultaram em saldo inexistente.

Ainda de acordo com o Banco Central, acontecerá uma próxima fase de liberação de dados em que novos valores serão disponibilizados. Isso significa que quem consultou a ferramenta e viu que o saldo estava zerado poderá ter mais uma chance a partir de maio.

site para consulta foi anunciado ainda em janeiro, mas devido à grande procura, o sistema logo ficou sobrecarregado e saiu do ar, o que levou à suspensão do serviço até que ele fosse disponibilizado novamente.