Sistema automático de irrigação pode reduzir custos em 50%

Pensando em praticidade e economia a irrigação automatizada segue como uma alternativa para quem quer diminuir gastos e custos na irrigação conheça algumas vantagens.

A quantidade de água que cada planta recebe de um manejo de irrigação é diferente, variando de acordo com o clima, o solo e toda sua fase de crescimento.  Essas variações podem ser controladas por um sistema de irrigação econômico e prático conhecido como sistema de irrigação automatizada.

Seja em hortas, jardins, pomares e algum tipo de plantação que necessitam da água para seu cultivo, a irrigação automatizada é o manejo de irrigação composta por painéis de controle, tubulação, válvula e emissores de água, são conhecidas também como irrigação computadorizada que garante a eficiência na rega, economia de água e energia.

No Brasil a automatização vem sendo implantada em uma grande intensidade nos últimos anos e com o surgimento de técnicas apropriadas onde vem no acompanhamento da modernização crescente da agricultura e abertura do mercado brasileiro para importações, principalmente na esse tipo de irrigação liderada principalmente por empresas americanas, israelenses e europeias.

A grande procura da busca de otimização dos recursos produtivos mais práticos, vem necessidade para o aumento da produtividade para reduzir custos. A tendência de adoção de tecnologias são capazes de tornar a exploração mais fácil e rentável.

A automação se faz necessária não somente pela possibilidade de diminuição de custos com mão da obra, mais principalmente por necessidades operacionais tais como irrigação de grandes área no período noturnos. Veja as vantagens proporcionadas pela automatização:

 

Fonte: Globo Rural

Veja também