CARNAVAL 2024

Quase 1.500 PMs irão policiar a lavagem do Bonfim em 2024

A Polícia Militar da Bahia preparou um planejamento operacional que envolverá 1.493 mil policiais militares na Lavagem do Bonfim 2024, uma das mais tradicionais festas populares da Bahia, que acontece nesta quinta-feira (11), em Salvador, que reúne milhares de baianos e turistas.

No cortejo de oito quilômetros, que vai da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia até a Basílica Santuário Nosso Senhor do Bonfim, que fica na Colina Sagrada, haverá equipes da PM distribuídas em patrulhas, em pontos fixos estratégicos e em 25 postos elevados de observação, que permite maior visualização para o acompanhamento.

Também serão utilizadas viaturas (carros e motocicletas), bases móveis, cavalos, helicóptero e drones no entorno da festa e nas principais vias de acesso, a exemplo do Largo do Tanque, Av. San Martin, Av. Lima e Silva, Plano Inclinado, Baixa do Fiscal, Av. Afrânio Peixoto, Av. Luiz Tarquínio, Rua Henrique Dias, Rua Barão de Cotegipe e áreas adjacentes ao evento.

Policiamento ao longo dos festejos – As ações da Polícia Militar iniciaram na semana passada, mais precisamente na última quinta-feira (4), quando iniciou a novena do Senhor do Bonfim, e seguem no acompanhamento de missa solene e na procissão dos três pedidos, que marca o término das comemorações.

Tradição da PM na festa – Além do policiamento ostensivo, a Polícia Militar tem um histórico de participação nos festejos ao Senhor do Bonfim. João Antônio Wanderley, policial militar que foi maestro da Banda de Música da PMBA, compôs o Hino ao Senhor do Bonfim (“Glória a Ti neste dia de glória…”) em parceria com Arthur de Salles, no ano de 1923. O Hino ao Senhor do Bonfim, que completou 100 anos no ano passado, foi gravado por Caetano Veloso no disco Tropicália, em 1968, e teve participação da Banda de Musica da PM, que completa 175 anos neste ano. Apesar de não ser considerado o hino oficial da festa, é o mais difundido e cantado por baianos e fiéis.

CARNAVAL 2024

Veja também

NOVA BAHIA