CARNAVAL 2024

Primeiro boletim médico indica que Lula está ‘clinicamente estável’ após cirurgia

A previsão é que Lula receba alta até terça-feira (3) e passe ao menos três semanas despachando do Palácio da Alvorada

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês de Brasília, na noite desta sexta-feira (29), o primeiro boletim médico do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indica que ele está “internado em apartamento, e clinicamente estável”, após passar por cirurgias.

“O paciente Luiz Inácio Lula da Silva foi submetido na data de hoje a cirurgia de artroplastia total de quadril à direita e também a blefaroplastia sem intercorrências”, informa a equipe médica liderada por Roberto Kalil Filho, Giancarlo Cavalli Polessello e Eliana Forno.

Em coletiva de imprensa logo após o procedimento, os médicos informaram que além da operação no quadril, anunciada previamente, o presidente fez a cirurgia oftalmológica porque já era uma recomendação antiga.

Segundo Kalil, a blefaroplastia não havia sido comunicada à imprensa antes pelo fato de não haver certeza de que seria realizada na mesma ocasião. Segundo ele, a cirurgia só foi realizada porque a operação do quadril ocorreu sem intercorrências.

“Ele tinha alterações que atrapalhavam o dia-a-dia. Esse procedimento é estético-médico. Foi uma indicação médica mesmo, não é por estética”, explicou o médico.

A previsão é que Lula receba alta do hospital na segunda (2) ou terça-feira (3) e passe pelo menos três semanas despachando do Palácio da Alvorada. Segundo os médicos, o presidente deve deixar o hospital podendo andar.

Questionado sobre a possibilidade do chefe do Executivo retomar as agendas de viagens, Roberto Kalil garantiu que “com certeza, o presidente estará autorizado a participar da COP”, evento que acontece no fim de novembro, nos Emirados Árabes.

CARNAVAL 2024

Veja também

NOVA BAHIA