Discussão sobre o projeto que viabiliza e fortalece a assistência técnica em extensão rural da Ceplac aos pequenos produtores da agricultura familiar de Itabuna; homologação dos novos integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável (CMDRS). Estes foram os principais assuntos discutidos na manhã de ontem (15), numa reunião no Departamento de Agricultura da Prefeitura de Itabuna.
O diretor do departamento, Erlon Botelho, destacou a importância da parceria, que prevê, entre outros benefícios, a execução e assistência técnica especializada aos pequenos produtores rurais de Itabuna. O objetivo é melhorar o cultivo, aumentar a produtividade e promover o desenvolvimento socioeconômico na área rural do município.
Erlon lembrou que a Ceplac, como um dos mais importantes órgãos defensores da produção agrícola de modo geral, tem participação ativa no processo para o desenvolvimento do homem do campo, especialmente na zona rural de Itabuna. “O município mantém cadastrados os pequenos produtores de diversas localidades, como Serrado, Assentamento Manoel Chinês, Roça do Povo, Mutuns e Ribeirão Seco, todos assistidos pela prefeitura com a importante parceria da Ceplac”, reforçou o diretor.
Conselho rural
O chefe do Escritório Regional da Ceplac em Itabuna, Edwaldo Pinheiro de Santana, que participou do encontro, disse que a parceria entre o município e o órgão federal também contribuirá para o fortalecimento do Conselho Municipal Rural. Este tem papel fundamental como mediador para a busca de benefícios para os pequenos produtores rurais.
O conselho será formado por instituições civis e públicas, rurais e urbanas de Itabuna. Deverá ter os nomes dos novos integrantes homologados e publicados no Diário Oficial do Município, após aprovação da prefeitura.