CAMPANHA COMBATE AO MOSQUITO EDES AEGYPTI

POLÍCIA MILITAR E PREFEITURA MUNICIPAL PROMOVEM FORMATURA DO PROERD NESTA TERÇA-FEIRA (26), EM GANDU

Acontece às 9h desta terça-feira, 26, no Auditório do CETEP Baixo Sul, em Gandu, a solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) do semestre 20221.1.

O PROERD é desenvolvido pela 60ª Companhia Independente de Polícia Militar em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Educação. No semestre 2022.1 o programa capacitou 217 (duzentos e dezessete) alunos das turmas do 5º ano do Ensino Fundamental I das Escolas Amália Magalhães, Argentina Castelo Branco e Wilson Lins, todas da rede pública de ensino.

As aulas do programa tiveram início na última de março e término no início de julho, e durante esse período um Policial Militar, capacitado no programa, ministrava aulas semanais com conteúdos específicos voltados para a prevenção das drogas e da violência. O conteúdo das aulas abordaram temas como responsabilidade, riscos e consequências, como resistir a pressão dos colegas, como saber se comunicar de forma segura e responsável de modo a tomar uma decisão que traga resultados positivos para suas vidas, enfim, assuntos voltados para a formação de cidadãos conscientes da necessidade de fazem escolhas que afetem a sua vida de forma positiva.

Alunos do Wilson Lins realizando atividades. (Foto: divulgação)

O PROERD é reconhecido pelo ONU (Organização das Nações Unidas) como o maior programa de prevenção às drogas e à violência do mundo, e hoje está presente em mais de cinquenta países. No Brasil ele está presente em todos os Estados, o qual é aplicado exclusivamente pelas Polícias Militares. Aqui na Bahia não poderia ser diferente, pois através da Polícia Militar o programa está completando 20 anos desde o início de sua implementação, e está presente na totalidade dos municípios da Bahia.

Em Gandu o programa teve sua retomada em agosto de 2018, e desde então a parceria com o Município vêm sendo renovada viabilizando a aplicação e ampliação do programa em toda a rede municipal de ensino. Nesse semestre o programa entrará para história como sendo a maior formatura já realizada pela 60ª CIPM no município. Além de Gandu, o programa também foi aplicado em Itamari e Nova Ibiá, onde as formaturas serão realizadas em breve nos respectivos municípios.

Estarão presentes na cerimônia as autoridades do Município, o Prefeito Leonardo Cardoso, o Ten Cel PM Castilho, Comandante da 60ª CIPM/Gandu, membros do Conselho de Segurança, além de outros.

O evento é aberto à comunidade e contará com a presença de autoridades civis e militares.