PIRAÍ DO NORTE

Mundo ultrapassa marca de 10 milhões de casos de coronavírus

Segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins, número de mortes pela doença chega a quase 500 mil

Monitoramento da universidade norte-americana Johns Hopkins mostra que o número de casos confirmados do novo coronavírus, no mundo, ultrapassou a marca de 10 milhões neste domingo (28). Já o número de mortes pela Covid-19 chega a quase 500 mil, aponta o levantamento.

A marca foi ultrapassada após o registro de um milhão de novos casos em menos de uma semana. Na última segunda-feira, o painel de dados da universidade apontava que o planeta tinha nove milhões de infecções detectadas. Em 15 de junho, o mundo tinha oito milhões de casos.

Em números absolutos, Estados Unidos e Brasil são os dois países com mais casos do novo coronavírus e mais mortes em decorrência da doença. As nações são as únicas a registrar mais de 1 milhão de casos confirmados e respondem por mais de um terço de todos os registros da pandemia.

A maior parte dos casos está concentrada nos EUA, país que acumula quase um quarto de todas as confirmações no mundo. O Brasil é o segundo país com mais casos confirmados de coronavírus, já são mais de 1,2 milhão de testes positivos para a doença.

Pandemia acelera

Mesmo com os números em queda na Europa, o avanço da Covid-19 no mundo ainda preocupa a Organização Mundial da Saúde (OMS) sobretudo pela alta dos casos nas Américas e por novos registros em países da Ásia que já haviam controlado a doença.

Uma das razões para a preocupação é que o mundo tem registrado em média 1 milhão de novos casos do coronavírus a cada semana — por exemplo, o total no planeta chegou a 8 milhões em 15 de junho, há exatamente duas semana. Do primeiro caso confirmado de Covid-19 até a marca de 1 milhão atingida em abril, passaram-se mais de três meses.

Deixe seu comentário
Tele Coronavírus 155 começa a funcionar para atender a população gratuitamente na Bahia