CAMPANHA COMBATE AO MOSQUITO EDES AEGYPTI

Lula tem 44% contra 36% de Bolsonaro no 1º turno, diz PoderData

Demais candidatos somam 11%; chance de disputa terminar sem 2º turno fica menos evidente.

Foto: divulgação

Pesquisa PoderData realizada de 3 a 5 de julho de 2022 mostra que o cenário para a sucessão presidencial segue estável e concentrado em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Hoje, Lula tem 44% das intenções de voto contra 36% do atual presidente.

Há 15 dias, estavam em 44% e 34%, respectivamente. Bolsonaro oscilou 2 pontos percentuais para cima –dentro da margem de erro da pesquisa (2 p.p.).

Os outros pré-candidatos somam 11% das intenções de voto. Ciro Gomes (PDT) marca 5%; André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB) têm 3% cada um. Luiz Felipe d’Avila (Novo), Pablo Marçal (Pros), Luciano Bivar (União Brasil), Leonardo Péricles (UP), Eymael (DC), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU) não tiveram menções suficientes para pontuar.

Um candidato ao Planalto ganha a disputa no 1º turno se tiver, pelo menos, 50% mais 1 dos votos válidos –aqueles dados aos candidatos (excluindo-se brancos e nulos). Com 44%, Lula fica 3 pontos percentuais atrás da soma dos seus oponentes, que concentram 47% das intenções de voto. É uma situação de empate técnico, considerando-se a margem de erro de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo.

Há duas semanas, a diferença era de 1 ponto percentual –44% de Lula contra 45% dos outros pré-candidatos.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os dados foram coletados de 3 a 5 de julho de 2022 por meio de ligações para celulares e telefones fixos.

Foram 3.000 entrevistas em 317 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é
de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR06550/2022.

Para chegar a 3.000 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, são mais de 100 mil ligações até que sejam
encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.

O PoderData também questionou os entrevistados sobre como votariam em um eventual 2º turno. Clique aqui para ler os resultados.

ESTRATIFICAÇÃO

Lula tem seu melhor desempenho no Nordeste (56% contra 30% do presidente); Bolsonaro, no Norte (56%; Lula tem 36%). Os 2 empatam tecnicamente nas demais regiões.

O petista segue com vantagem expressiva sobre Bolsonaro entre mulheres, jovens e pessoas de renda mais baixa, enquanto o presidente tem sua melhor pontuação entre os que ganham 5 ou mais salários. Leia abaixo os recortes da pesquisa por sexo, idade, região, escolaridade e renda.