MAIS DESENVOLVIMENTO

“O povo quer comer bem e morar bem” diz Lula em discurso após eleito

Lula se pronunciou no mesmo hotel que fez seu primeiro pronunciamento eleito em 2002

Lula em seu primeiro pronunciamento – Foto: ~Reprodução

Em seu primeiro pronunciamento após ser eleito presidente da República, Lula reforçou seu compromisso com a Democracia reestabelecendo o diálogo entre os três poderes e com a prioridade de acabar com a fome no país. 

Nosso compromisso maior urgente é acabar com a fome neste país. Somos o 3º maior produtor mundial de alimentos e temos o dever de garantir que todo brasileiro possa tomar café de manhã, almoçar e ter as 3 refeições por dia” Lula

Lula fez seu pronunciamento em um hotel na região do Paraíso, na zona sul de São Paulo, mesmo local onde realizou seu primeiro discurso quando foi eleito presidente do Brasil pela primeira vez em 2002. Ao lado da esposa Janja e do seu vice-presidente, Geraldo Alckmin, Lula agradeceu o que considerou “importante” o apoio da Simone Tebet neste segundo turno da eleição presidencial.

Em seu discurso Lula questionou o uso dos órgãos públicos em benefício de Bolsonaro, se referindo as ações da Polícia Rodoviária Federal nas blitze realizadas em todo país, na manhã deste domingo, 30, com mais frequência no Nordeste, dificultando aos eleitores do petista realizarem seu direito ao voto.

“Nós não enfrentamos um adversário, nós não enfrentamos um candidato. Nós enfrentamos a máquina do estado brasileiro colocado a serviço do candidato da situação para tentar evitar que nós ganhássemos as eleições”. 

Lula lembrou dos últimos anos em que foi julgado, condenado e preso pela operação Lava Jato. Em seguida reforçou que vai governar para todos os brasileiros e brasileiras a partir do próximo ano buscando “um Brasil igualitário, um Brasil de paz”. 

“Tentaram me enterrar vivo e eu estou aqui para governar este país numa situação muito difícil. Mas eu tenho fé em Deus que com a força do povo vamos encontrar a paz para que a gente possa construir um único país, um único povo, uma única nação. É hora de reunir as famílias. A ninguém interessa viver num pais dividido em estado de guerra”.

Lula criticou a política de armas do governo Bolsonaro “é hora de baixar as armas que jamais deveriam ser empunhadas. Armas matam e nós escolhemos a vida” 

Lula afirmou que retornará com programas sociais de combate a pobreza e reforçará o diálogo entre os poderes para reconstruir o Brasil. “O povo brasileiro quer viver bem, comer bem, morar bem. Quer um bom emprego, um salário reajustado sempre acima da inflação, quer ter saúde e educação públicas de qualidade. Vou retomar minha casa minha vida, combater a pobreza. Vamos retomar o dialogo entre os poderes. É mais  do que urgente retomar o dialogo entre o povo e o governo e não me interessa qual é o partido do governador ou do prefeito. Vamos estabelecer o dialogo pois nosso compromisso é com o brasil”. disse.

Veja também