Os moradores de Itapebi, cidade do extremo sul da Bahia, furaram o bloqueio feito pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) da ponte sobre o rio Jequitinhonha, interditada desde o início de maio. A passagem é uma importante conexão entre a zona rural e o centro da cidade, e o bloqueio tem causado transtornos aos moradores.
Conforme informações da TV Bahia, os moradores relataram que estudantes têm realizado o trajeto a pé, já que os ônibus não podem atravessar a ponte. Depois disso, os alunos pegam outro transporte para seguir a viagem. Além disso, a maioria dos moradores da cidade estão no distrito de Ventania e no povoado de Caiubi, e tem dificuldade para fazer a travessia.
O bloqueio total da ponte sobre o rio Jequitinhonha foi anunciado pelo DNIT no dia 2 de maio e começou no dia 5, às 0h. Segundo o órgão, o trecho da BR-101 está com a estrutura precária, já que as conclusões técnicas dos testes realizados previamente apontaram a inviabilidade de execução dos serviços de reabilitação da ponte, como era previsto.
O trânsito de veículos pesados no trecho estava suspenso desde janeiro. Agora, a ponte precisará passar por uma obra. Para isso, será realizada uma contratação emergencial para a elaboração dos projetos básico e executivo de engenharia e de execução da obra, “garantindo, assim, uma solução estrutural confiável e duradoura e em conformidade com as diretrizes do DNIT e com as normas técnicas brasileiras vigentes”. Apesar disso, o órgão não detalhou uma data para o início da obra.