Distância aumentou em relação a última pesquisa
A nova rodada da pesquisa eleitoral EXAME/IDEIA, divulgada nesta quinta-feira (21), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 44% das intenções de voto, enquanto o atual chefe do Executivo nacional, Jair Bolsonaro (PL), aparece com 33%, no cenário estimulado, com os nomes apresentados, para o primeiro turno.
Em seguida vem Ciro Gomes (PDT), com 8%, na frente de Simone Tebet (MDB), com 4%. André Janones (Avante) marcou apenas 2%. Os outros candidatos testados pontuaram 1% ou menos.
Em relação a última pesquisa realizada pelo instituto, publicada em junho, o presidente Bolsonaro perdeu três pontos percentuais, saindo de 36% para 33%, enquanto Lula perdeu um ponto.
Já no cenário espontâneo, quando os nomes não são apresentados previamente para os entrevistados, Lula tem 36% das intenções de voto, e Bolsonaro, 30%. Ciro aparece com 3% e os demais postulantes ao Palácio do Planalto pontuaram apenas 1% ou menos. Ao todo, 21% dos entrevistados não souberam responder.
2º turno
A pesquisa EXAME/IDEIA publicada nesta quinta-feira trouxe ainda a simulação do segundo turno entre Lula e Bolsonaro. O petista tem 47% das intenções e Bolsonaro 37%. A distância entre ambos aumentou, se comparada com a última pesquisa.
Lula também vence todos os cenários de segundo turno testados pelo levantamento. A menor distância foi observada em uma improvável disputa entre Bolsonaro e Ciro Gomes. No duelo, o presidente marcou 39% contra 35% do pedetista.
Para a pesquisa, foram ouvidas 1.500 pessoas entre os dias 15 e 20 de julho. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-09608/2022.