Lula e ACM Neto transferem em média 44% dos votos. Aponta pesquisa

O apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do prefeito ACM Neto pode aumentar as chances de voto em pré-candidatos ao governo do estado. Foi o que a pesquisa divulgada nesta terça-feira pelo Instituto Paraná Pesquisas apontou.

De acordo com o levantamento, o apoio do ex-presidente Lula a um candidato ao governo aumentaria a vontade de 49% dos ouvidos de votar nesse candidato. Com o apoio do prefeito ACM Neto, a porcentagem é de 40,2%. Um movimento contrário acontece com o presidente Michel Temer. O apoio do emedebista diminuiria a vontade de voto no candidato estadual de 52,7% dos ouvidos pelo Instituto. Apenas aumentaria a vontade de 2,9% dos ouvidos.

A taxa de rejeição de Lula também é a maior: 20,1% afirmaram que, caso Lula apoiasse um candidato ao governo, isso faria com que diminuísse a vontade de voto nele. A de ACM Neto, por sua vez, é de 16,4%. Os que não teriam a vontade de voto interferida após apoio dos três foram de 29,5% para Lula, 41,2% para ACM Neto e 42,7% para Michel Temer. Com margem de erro de 2,5%, a pesquisa tem grau de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o nº BA-08989/2018.

JIU JITSU FERNANDO MEIRA