Presidente estima processo rápido e sem surpresas e confirma acordo com líderes para formação da mesa
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), prevê que o processo eleitoral da Casa será rápido e confirmará o nome do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) para a sucessão. A declaração do político veio neste sábado (1º), horas antes do início da sessão na Câmara.
“Não tenho dúvida que será Hugo Motta”, declarou Lira.
A certeza, segundo Lira, se dá devido a um acordo entre líderes partidários, que já estava costurado e foi confirmado em reunião nesta manhã.
E as eleições das mesas diretoras da Câmara e do Senado, que acontecem amanhã, em pleno
Entenda como vai funcionar a eleição das mesas diretoras do Congresso Nacional
por Eleições no Congresso
Em um acordo entre a maioria dos partidos – com exceção do PSOL e do Novo, que mantêm nomes na disputa à presidência – cadeiras da mesa também ficaram definidas, em uma reviravolta favorável ao nome de Elmar Nascimento (União-BA).
O deputado, que em diferentes momentos de 2024 foi cotado para ser o principal nome à presidência, fará parte da Mesa Diretora como segundo-vice-presidente. A composição acordada será da seguinte forma:
1 vice-presidente – PL – Altineu Cortes (RJ)
2 vice-presidente – União Brasil – Elmar Nascimento (BA)
1º secretário- PT – Carlos Veras (PE)
2º secretário – Progressistas – Lula da Fonte (PE)
3ª secretária – PSD – Delegada Katarina (SE)
4º secretario – MDB – Sergio Souza (PR)
Suplentes: Antônio Carlos Rodrigues (PL-SP), Paulo Foletto (PSB-ES), Victor Linhares (Podemos-ES) e Paulo Barbosa (PSDB-SP).
Sobre o tempo de votação, Lira lembrou que depende do ritmo, mas aposta em rapidez. “Quanto mais rápido os deputados votarem, mais rápido a gente apura. Acho que entre 1h30 e 2h esse processo eleitoral deve estar encerrado”, apontou.