Levantamento mostra que Lula chega a 2022 líder isolado nas pesquisas; Bolsonaro é 2º colocado

Ex-presidente pontua de 40% a 48%, dependendo do levantamento; Poder360 compilou estudos de PoderData, Ipec e Datafolha

Foto: Reprodução

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entra em 2022 como líder isolado na corrida eleitoral para o Palácio do Planalto, de acordo com as últimas pesquisas de intenção de voto. O atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), aparece em 2º lugar.

O Poder360 compilou os levantamentos realizados em dezembro do PoderData, do Ipec e do Datafolha. As empresas usam metodologias diferentes, mas indicam cenário parecido para as eleições.

Lula pontua de 40% a 48%, de acordo com a pesquisa. Bolsonaro fica entre 21% e 30%. Os candidatos da chamada “3ª via” disputam um 3º lugar, mas nenhum chega a 2 dígitos nas intenções de voto.

O ex-juiz Sergio Moro (Podemos) marca de 6% a 9%. Ciro Gomes (PDT), de 4% a 7%; e João Doria (PSDB), de 2% e 4%. Os pré-candidatos André Janones (Avante), Alessandro Vieira (Cidadania), Simone Tebet (MDB), Luiz Felipe d’Avila (Novo) e Rodrigo Pacheco (PSD) variam de 1% a 2%.

METODOLOGIA PODERDATA
A pesquisa PoderData citada nesta reportagem foi realizada por meio de ligações para telefones celulares e fixos. Foram 3.000 entrevistas em 494 municípios nas 27 unidades da Federação de 19 a 21 de dezembro de 2021.

Para chegar a 3.000 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

METODOLOGIA IPEC
A pesquisa foi realizada pelo Ipec, empresa de ex-executivos do Ibope, de 9 a 13 de dezembro de 2021. Foram realizadas entrevistas presenciais em domicílios com 2.002 pessoas em 144 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

METODOLOGIA DATAFOLHA
A pesquisa foi realizada pelo Datafolha, empresa de pesquisas do jornal Folha de S.Paulo. Os dados foram coletados de 13 a 16 de dezembro de 2021, por meio de entrevistas presenciais em pontos de fluxo. Foram 3.666 entrevistados em 191 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

AGREGADOR DE PESQUISA
O Poder360 mantém acervo com milhares de levantamentos com metodologias conhecidas e sobre os quais foi possível verificar a origem das informações. Há estudos realizados desde as eleições municipais de 2000. Trata-se do maior e mais longevo levantamento de pesquisas eleitorais disponível na internet brasileira.

O banco de dados é interativo e permite acompanhar a evolução de cada candidato. Acesse clicando aqui.