Projeto apresenta ideia inovadora de alunos do Centro Juvenil de Ciência e Cultura durante o Fórum Agenda Bahia
Uma realidade ali bem próxima da escola onde estudam no bairro de Nazaré inspirou os alunos do Centro Juvenil de Ciência e Cultura a pensarem em uma solução inovadora que pudesse melhorar a vida das pessoas desabrigadas. Foi assim que nasceu o projeto Bag to Risk (Mochila para se Reerguer), dispositivo adicional para aplicativos de transportes que pode ser utilizado para fazer doações aos sem-tetos que vivem nas ruas de Salvador.
A equipe Robograma, formada por Ana Clara Souza, Ítalo Gabriel, João Matheus, Kailany Santos, Leila de Jesus, Rafael Sacramento, Vitória Souza e Jaqueline Vilas conquistou o primeiro lugar da Olimpíada Brasileira de Robótica Agenda Bahia. Orientados pelos professores Diego Barreto e Elton Borges, o Bag to Risk venceu o desafio e apresentou para o público os detalhes do dispositivo durante a programação da 10ª edição do Fórum, que aconteceu nesta quinta-feira (03), no Senai Cimatec.
“O nosso projeto em si é muito gratificante, principalmente porque a gente vem de uma escola pública e chegamos aqui”, comemorou João Matheus, um dos integrantes da equipe. “Todos conseguimos aprender muito, independente do primeiro lugar. E o principal é poder pensar uma melhoria para a sociedade”, acrescentou sua colega, Leila de Jesus.
Transformadores
A ideia chamou a atenção por estimular a criação de rede logística por meio de aplicativos como o Uber, por exemplo, para distribuir mantimentos, roupas e material de higiene pessoal. Todas as doações seriam entregues em uma mochila que pudesse se transformar também em um saco de dormir.
“O que a gente observa é a possibilidade de trazer a concepção de projetos como esse para um espaço tão aberto como o Agenda Bahia. Isso abre a cabeça para a tecnologia e traz mais empoderamento para estes jovens”, destaca a líder técnica da Aceleradora de Startups do Cimatec, Lara Machado.
A gerente de Educação do Sesi, Clécia Lobo, concorda: “Só precisamos dar desafios e oportunidades por meio de soluções. A cabeça dessa garotada do ensino médio e técnico está cheia de boas ideias”.
A Escola Sesi Candeias levou o segundo lugar com o projeto Olhando para o Futuro. A Escola Sesi Reitor Miguel Calmon (Casarões 3D), o Instituto Federal da Bahia (Projeto Salvatur) e a Escola Mestre Paulo dos Anjos (Aplicativo Localiza Fácil) ficaram em terceiro, quarto e quinto lugares, respectivamente.
O Projeto Tecnologia para o Bem de Todos é uma iniciativa do CORREIO em parceria com a Federação das Indústrias da Bahia (Fieb) e o Sistema S. Todas as equipes que participaram da Olimpiada trabalharam com o tema Cidades CrI.A.tivas.
“A gente queria muito que este ano mais jovens participassem. Se estamos falando de futuro, precisamos trazê-los para conversar sobre isso”, completou a curadora de conteúdo do Agenda Bahia, Rachel Vita.
O Fórum Agenda Bahia 2019 é uma realização do CORREIO, com patrocínio da Sotero Ambiental, apoio institucional da Prefeitura de Salvador, Federação das Indústrias da Bahia (Fieb) e Rede Bahia e apoio da Braskem e DD Education.