Últimas Notícias

TRE-BA bate recorde em número de respostas à pesquisa virtual de satisfação

Entre 1º de julho e 30 de setembro, a Ouvidoria obteve a adesão de 12 mil participantes

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), por meio da Ouvidoria, bateu o  recorde em número de respostas à pesquisa virtual de satisfação, superando a meta no atendimento ao público em cartórios e postos da Justiça Eleitoral. Neste trimestre, de 1º de julho a 30 de setembro, o órgão obteve a adesão de 12.517 participantes da pesquisa virtual, número bastante superior ao registrado no trimestre anterior, quando foram obtidas 522 respostas. 

Além disso, o TRE-BA contabilizou o percentual de 94% de satisfação do usuário com o serviço prestado. De acordo com a Ouvidoria, este índice demonstra a importância que o Tribunal tem dado ao último ciclo da biometria, com a priorização do atendimento por hora marcada e a implantação do 0800 para agendamento de serviços da Justiça Eleitoral. 

Responsável pelo monitoramento da pesquisa, o juiz ouvidor do TRE-BA, Antônio Scarpa, celebrou os resultados. Para ele, a melhoria do serviço é fruto do empenho da presidência do Tribunal que, em parceria com a Ouvidoria, vem encurtando a distância entre a Justiça Eleitoral e o usuário, resultado das ações de inovação e respeito ao cidadão. 

Para Scarpa, “pesquisas são importantes para que o Tribunal possa realizar um diagnóstico do serviço que presta, aferindo o grau de satisfação do usuário – que se revelou altíssimo – e corrigindo eventuais falhas. Atender bem o cidadão é nossa obrigação, como tem ressaltado o presidente Jatahy Júnior”, completou. 

O número recorde é atribuído à nova metodologia de medição de índice de satisfação, implantada em julho deste ano. Antes, para acessar o questionário de satisfação, a pessoa deveria realizar uma busca no site do TRE-BA ou responder a uma ficha impressa nos postos ou cartórios eleitorais. Agora, apesar das opções anteriores continuarem disponíveis, a pesquisa é enviada por e-mail, um dia após o atendimento, para aqueles eleitores que agendaram serviços eleitorais, seja via internet ou por telefone. 

Resultados

A pesquisa possui cinco questões objetivas e pode ser respondida em menos de dois minutos. As perguntas avaliam a qualidade do atendimento, acessibilidade do local e o grau de satisfação com o serviço prestado. De acordo com os gráficos do resultado da pesquisa, em relação ao grau de satisfação do serviço prestado, 11.907 (72,4%) pessoas responderam ótimo, 22% bom. Sobre a qualidade do atendimento, que avalia tempo, clareza da informação e cortesia do atendente, 11.891 (69%) disseram que foi ótimo, 24% bom. 

Os resultados são compilados pela Ouvidoria e encaminhados, a cada três meses, à Coordenadoria de Planejamento, Estratégia e Gestão. Com base nas respostas, são sugeridas melhorias no atendimento presencial do TRE-BA.

TF