NOVA BAHIA 2024

Irã admite que derrubou avião ucraniano por engano

Comandante afirma que soldado disparou sem ordem superior por conta de interferência nas telecomunicações

Irã admite que derrubou avião ucraniano por engano

O Irã admitiu que o avião ucraniano que caiu em seu território na última quarta-feira (8) foi derrubado por erro humano, afirmou a TV estatal iraniana neste sábado (11). O comunicado lido na emissora declara que os responsáveis serão punidos. Todas as 176 pessoas a bordo morreram.

“A República Islâmica do Irã lamenta profundamente esse erro desastroso”, escreveu o presidente iraniano, Hasan Rowhani, no Twitter. “Meus pensamentos e orações vão para todas as famílias de luto.” Ele reiterou que os responsáveis pelo incidente serão processados.

O chanceler iraniano, Javad Zarif, lamentou o erro em uma rede social, mas culpou os Estados Unidos pelo estado de tensão. “O erro humano, em um momento de crise causada pelo aventureirismo americano, levou a um desastre.”

Em comunicado, a Guarda Revolucionária do Irã disse, na primeira mudança de posição do país sobre o acidente, que o avião havia voado perto de um local militar sensível.

Segundo a agência de notícias local Fars, o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, a principal autoridade da República Islâmica, foi informado sobre a derrubada acidental do avião ucraniano na sexta-feira (10) e disse que as informações deveriam ser anunciadas publicamente após uma reunião do principal órgão de segurança do Irã.

Neste sábado (11), o comandante da seção aeroespacial da Guarda Revolucionária iraniana, general Amir Ali Hajizadeh, assumiu a culpa pelo erro em uma declaração à TV estatal.”Preferiria estar morto a testemunhar um acidente semelhante”, afirmou.

O comandante disse que o avião foi confundido com um míssil de cruzeiro (armamento guiado remotamente para liberar ogivas a longas distâncias) e abatido por um míssil de curto alcance. Ele também afirmou que o soldado efetuou o disparo sem ordem por causa de uma interferência nas telecomunicações.

A Ucrânia espera uma investigação completa, uma admissão total de culpa e compensação do Irã após a queda de um avião de passageiros ucraniano, disse o presidente Volodimir Zelenski m comunicado.

No acidente, o Boeing 737-800 da Ukraine International Airlines caiu cinco minutos após decolar do aeroporto Imam Khomeini, em Teerã. A aeronave, que decolou às 6h12 na hora local (23h42 de terça em Brasília) e seguia para Kiev, pegou fogo minutos após a decolagem.

Fonte: REUTERS

SIEL GUINCHOS

Veja também

GOVERNO DA BAHIA