Inaugurado o Campus Jorge Amado da Universidade Federal do Sul da Bahia

Campus é 100% sustentável (Foto: José Nazal)

Foi inaugurado na tarde de sexta-feira (06), o Campus Jorge Amado, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). A inauguração contou com a presença do ministro da Educação, Victor Godóy, e várias autoridades políticas do estado. A unidade  ocupa parte da extensa propriedade da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), à margem da BR-415, em Ilhéus. Como os prédios ficam a 2,5 quilômetros da entrada da Ceplac, quando as aulas começarem, no próximo mês, estudantes e trabalhadores que não têm veículos próprios farão o percurso em ônibus a serviço da Universidade. No final do trajeto, encontra-se o conjunto arquitetônico cercado pelo verde escuro da Mata Atlântica.

Juvenal e Joana na inauguração da UFSB

O discurso da reitora Joana Angélica Guimarães foi, de longe, o mais aplaudido da tarde, destacou o Blog do Pimenta. Dedicou boa parte dele a agradecimentos, enfatizando a parceria que viabilizou o terreno do Campus Jorge Amado. “Não poderia esquecer o senhor Juvenal Maynart, que, como superintendente da Ceplac, com sua sensibilidade e empenho, tornou possível a cessão desse espaço em que hoje nos instalamos. Em seu nome, gostaria de agradecer a toda a comunidade da Ceplac, que tem sido parceira da UFSB desde a sua chegada”.

Para a reitora, sem a convergência das instituições e das pessoas que se mobilizaram coletivamente, a UFSB não teria saído do papel. Ilustrou seu argumento com a letra da música Prelúdio, do baiano Raul Seixas. “Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade”.