NOVA BAHIA 2024

Inadimplência volta a subir em Salvador e chega a 31,13%

Federação do Comércio, responsável pelo levantamento, aponta a inflação como motivo principal do aumento de descontrole das finanças

A inadimplência em Salvador subiu pelo segundo mês seguido em março, atingindo 31,3% das famílias. São 291,8 mil famílias nesta situação, um aumento de 63 mil em relação a igual período do ano passado. Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), da Federação do Comércio (Fecomércio-BA).

Na avaliação da federação, a inflação foi o motivo principal do aumento de descontrole das finanças. A taxa de famílias que já dizem que não conseguirão pagar a dívida em atraso está em 10,9%, o nível mais alto desde dezembro de 2020. “São pouco mais de 100 mil famílias na capital baiana que estão nessa situação mais delicada”, frisa o consultor econômico da entidade, Guilherme Dietze.

O endividamento subiu também pelo segundo mês seguido – 69% ante os 68% de fevereiro. Há um ano, o percentual era de 60,2%. Atualmente, são 644 mil famílias com algum tipo de dívida, 84,4 mil a mais do que março de 2021.

SIEL GUINCHOS

Veja também

GOVERNO DA BAHIA