Guaraná e cacau terão os coeficientes de produção atualizados na Bahia

Esta semana, técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizam reuniões nos municípios de Ilhéus e Taperoá, na Bahia, para atualizar os índices dos custos de produção das culturas de cacau e guaraná no estado. A ação segue até o dia 27 deste mês e tem por objetivo a atualização dos preços pagos pelos agricultores no cultivo desses produtos.

A metodologia da Conab para atualizar os coeficientes de produção do cacau e do guaraná é realizada por meio de painéis e conta com o envolvimento de produtores, entidades representativas, fabricantes de máquinas e implementos agrícolas, universidades e centros de pesquisa de referência. São feitas também visitas a propriedades rurais identificadas como modais para as culturas em análise.

Os valores obtidos nos levantamentos realizados pela Companhia são utilizados na formação de políticas públicas de apoio. Servem também como ferramenta de controle e gerenciamento das atividades produtivas e de geração de informações para subsidiar a tomada de decisões pelos produtores rurais e na elaboração dos preços utilizados no Programa de Garantia de Preços para Agricultura Familiar (PGPAF), na Política de Garantia de Preços Mínimos para Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio) e na Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM).

Fonte: Conab