NOVA BAHIA 2024

Greve de 13.200 funcionários de montadoras dos EUA dura 4 dias

Por enquanto, não são todos os filiados que foram convocados para aderir à paralisação, mas o número pode crescer nos próximos dias. Na imagem, grevistas durante paralisação.

A greve convocada pelo UAW (United Auto Workers ou Sindicato dos Trabalhadores Automotivos, em tradução livre) contra as montadoras de automóveis GM (General Motors), Ford e Stellantis nos Estados Unidos mobilizou 13.200 funcionários até esta 2ª feira (18.set.2023). A paralisação começou na 6ª feira (15.set.2023) e já dura 4 dias. 

Esta é a 1ª vez que o UAW organiza uma mobilização em 3 empresas simultaneamente. Os contratos vigentes entre o sindicato e as montadoras expiraram em 14 de setembro e não foram renovados por falta de acordo entre as partes.  

O sindicato pede, entre outras coisas, aumento salarial, melhores benefícios e garantias contra demissões. Por enquanto, não são todos os filiados que foram convocados para aderir à paralisação, mas o número pode crescer nos próximos dias, de acordo com o sindicato

Os locais atualmente paralisados são a fábrica da GM no Estado do Missouri (4.100 funcionários), a fábrica da Stellantis em Ohio (5.800 funcionários) e a fábrica da Ford em Michigan (3.300 funcionários). 

SIEL GUINCHOS

Veja também

GOVERNO DA BAHIA