MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo entrega 150 veículos para reforçar frota de saúde nos municípios baianos

Entrega inclui 64 ambulâncias, 10 vans e 76 veículos administrativos

Em ato realizado no Parque de Exposições de Salvador, na manhã desta segunda-feira (6), o governo do estado entregou 150 veículos para reforçar a frota de saúde nos municípios baianos.

Com investimento de mais de R$ 25 milhões, a entrega inclui 64 ambulâncias; 10 vans para Tratamento Fora de Domicílio (TFD), para deslocamento de pacientes que farão consultas, exames ou tratamentos em outro município; além de 76 veículos administrativos que vão atender a nove macrorregiões de saúde.

“É uma agenda, primeiro, de marcar uma presença na entrega das emendas. Então, primeiro, o compromisso, depois agradecer aos deputados federais, aos estaduais e aos senadores, porque na medida que a gente paga as emendas, a gente estrutura a frota, neste caso aqui hoje são 150 veículos de três naturezas, três frentes de estruturação. Nós sabemos o quanto esses carros são surrados, no sentido de leva e traz, busca, carrega, tanto aqueles das prefeituras quanto aqueles da Secretaria de Saúde”, disse o governador Jerônimo Rodrigues (PT), durante a entrega.

“Essa é uma entrega, nós estamos já com a segunda entrega esse ano, a segunda entrega, e nós aguardamos fazer mais ainda nos próximos dias. Eu quero, mais uma vez, reafirmar esse compromisso”, completou o chefe do Executivo baiano, destacando que por meio de parceria com o Legislativo e com o governo federal, a meta é atender a todos os municípios baianos.

As cidades beneficiadas com as vans para TFD são Barra do Mendes, Crisópolis, Dom Basílio, Ibiassucê, Itiúba, Monte Santo, Presidente Jânio Quadros, Rio do Antônio, Santo Estevão e São José do Jacuípe. Já os 76 veículos administrativos vão atender as macrorregiões de saúde de Alagoinhas, Barreiras, Salvador, Feira de Santana, Ilhéus, Jacobina, Juazeiro, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.

Renovação

O trabalho de renovar a frota da saúde na Bahia começou em 2023, quando foram entregues 217 ambulâncias a municípios do interior. Em menos de seis meses de 2024, por sua vez, foram entregues 172 ambulâncias.

“A gente tem um propósito claro e muito determinado que é a interiorização e a regionalização da saúde, levando a alta complexidade para que a gente reduza os caminhos percorridos pelos nossos pacientes”, destacou a secretária estadual da Saúde, Roberta Santana. Entre 2007 e 2024 foram entregues 2.614 ambulâncias em todo o estado.

Veja também