NOVA BAHIA 2024

Governador sanciona reajuste salarial linear de 4% para servidores públicos

Mesmo sob protesto das categorias, matéria foi aprovada na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba)

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) sancionou o reajuste linear dos servidores públicos de 4%. A medida que eleva os vencimentos mensais de professores, jornalistas, analistas técnicos, grupo operacional de artes e cultura, técnicos de nível superior e médio consta no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (29). 

A proposição foi aprovada com os votos dos deputados governistas no fim da tarde de terça-feira (28), na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), mesmo sob contrariedade do funcionalismo público, que pediam 10% de reajuste. Em coletiva de imprensa, o chefe do Executivo afirmou que o percentual reivindicado pelos funcionários não caberia no orçamento do Estado. 

“Não teve 10%. Não existe contraproposta. Eu fiz as contas e se eu fosse 10%, não poderia pagar. É simples. Se botasse 5%, [eu] não tinha condições de pagar. Então, chegamos a 4%”, disse aos jornalistas, após o lançamento do São João da Bahia, no Parque de Exposições, em Salvador.

O documento, que autorizava o acréscimo do percentual pago pelo Estado, estava parado há um mês na Casa, devido ao baixo quórum em plenário dos parlamentares aliados à base de Jerônimo. Um dos motivos para a ‘prova de fogo’ levam em conta a insatisfação dos governistas sobre a falta de atendimento das demandas junto às secretarias, conforme adiantado pelo bahia.ba

A matéria chegou a ser colocada na pauta da Alba na semana passada, no entanto, o líder do governo na Casa, deputado Rosemberg Pinto (PT), optou por pedir verificação de quórum e derrubou a sessão legislativa. O petista ainda orientou seus pares a não comparecer à sessão.   

No mesmo projeto, constou também o pedido de aumento salarial do governador e dos membros do primeiro escalão, apresentado pela Mesa Diretora da Alba. Assim como o reajuste linear, o documento foi sancionado hoje.

Veja também

GOVERNO DA BAHIA