O principal motivo para o reajuste se deu devido a queda das cotações do produto no mercado internacional.
O gás para uso industrial e comercial está em torno de 5% mais barato, desde a tarde de ontem (4), quando a Petrobras reduziu os preços de comercialização às distribuidoras do GLP (gás liquefeito de petróleo). Conforme esclareceu a companhia, o principal motivo para o reajuste se deu devido a queda das cotações do produto no mercado internacional. O gás de cozinha ficou fora desse reajuste.
A decisão da Petrobras foi oficializada na segunda-feira (3), mas as empresas que distribuem o produto só foram informadas ontem que o preço do GLP industrial, para embalagens acima de 13 quilos, para redução imediata do valor nas unidades da Petrobras. Segundo a estatal, os preços do GLP destinado ao uso residencial, comercializado pelas distribuidoras dos botijões de 13 quilos, conhecido como P13 ou gás de cozinha, continuam os mesmos.
O Sindicato Nacional das Empresas Distribuídas de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás) considerou positiva a redução do preço das embalagens que atendem o comércio e a indústria, haja vista que, assim, aproxima mais o preço interno dos valores praticados no mercado internacional para setores que necessitam menores custos.
De acordo com o sindicato, a queda flutuará entre 4,5% e r,2%, conforme o polo de suprimento.“Com a redução de preços, o Sindigás calcula que o valor do produto para embalagens acima de 13 quilos ainda permanecerá 30% acima da paridade de importação, ou seja, com margem para novas quedas”, informou em nota.