Franco-camaronês faz luta perfeita e vence revanche contra norte-americano na luta principal deste sábado
A divisão dos pesados (até 120,2kg.) tem um novo campeão. Na luta principal do UFC 260, realizado neste sábado (27), Francis Ngannou fez história e atropelou Stipe Miocic na luta principal da noite. Com uma atuação perfeita, o franco-camaronês dominou o rival e conquistou o título com um nocaute no segundo round.
Favorito nas casas de apostas, Ngannou fez valer a fama de nocauteador contra Miocic. Diferente do primeiro embate contra Miocic, em 2018, na revanche, Francis soube dosar as ações, controlando o, agora ex-campeão, no primeiro round e liquidando a fatura no segundo.
Com o resultado, o franco-camaronês se junta a Israel Adesanya e Kamaru Usman como atletas vindos do continente africano que ostentam cinturões. Um dos homens mais temidos do MMA, o lutador somou seu 12º nocaute em 16 triunfos como profissional nas artes marciais mistas.
Considerado, por muitos, como o melhor peso pesado na história do esporte, Stipe não conseguiu realizar sua quinta defesa de título. Comedido no confronto, o norte-americano não conseguiu impor sua estratégia e pouco produziu em dois assaltos.
A luta
O confronto começou com Ngannou tomando a iniciativa, desferindo um chute baixo. Miocic se movimentava e evitava entrar no raio de ação do rival. O campeão economizava nos golpes, enquanto Francis caminhava para frente. O franco-camaronês surpreendeu o norte-americano com um cruzado na cabeça, mas Stipe absorveu bem o golpe. O campeão tentou uma queda, mas o desafiante se defendeu bem e reverteu a situação. Por cima, Francis aplicou uma sequência de socos na cabeça do adversário, mas Miocic se levantou e tentou se recuperar. Na sequência, Ngannou voltou a atacar o norte-americano, conectando um chute alto limpo no rosto do oponente. Passados quase quatro minutos, o campeão pouco produzia no embate. Nos segundos finais, os pesados trocaram chutes baixos, mas não havia mais tempo.
No segundo assalto, Francis voltou a tomar iniciativa, desta vez, com um cruzado. Miocic tentava se soltar, mas o desafiante era perigoso nos contragolpes. Na sequência, Ngannou conseguiu encaixar um direto limpo no queixo do norte-americano, que desabou. Com Miocic no chão, restou a Ngannou golpear o adversário até que o árbitro interrompeu a peleja.
RESULTADOS DO UFC 260
CARD PRINCIPAL
Peso pesado: Francis Ngannou derrotou Stipe Miocic por nocaute 52seg. do R2 – Luta pelo cinturão
Peso meio-médio: Vicente Luque finalizou Tyron Woodley com um triângulo de mão a 3m56s do R1
Peso galo: Sean O’Malley derrotou Thomas Almeida por nocaute a 3m52s do R3
Peso mosca: Miranda Maverick derrotou Gillian Robertson na decisão unânime dos juízes (30-27, 29-28, 30-27)
Peso leve: Jamie Mullarkey derrotou Khama Worthy por nocaute a 46s do R1
CARD PRELIMINAR
Peso meio-pesado: Alonzo Menifield finalizou Fabio Cherant com um estrangulamento ‘Von Flue’ a 1m11s do R1
Peso meio-médio: Abubakar Nurmagomedov derrotou Jared Gooden na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 30-27)
Peso meio-pesado: Michal Oleksiejczuk derrotou Modestas Bukauskas na decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29, 29-28)
Peso pena: Omar Morales derrotou Shane Young na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 30-27)
Peso médio: Marc-André Barriault derrotou Abu Azaitar por nocaute técnico a 4m56s do R3