O presidente da Companhia de Transporte da Bahia (CTB), Carlos Martins, fez uma visita às obras do Tramo III do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, na manhã desta sexta-feira (27), com o objetivo de realizar uma vistoria e checagem final dos serviços.
Junto com o diretor de obras da CTB, Eracy Lafuente, e comissão técnica, Martins realizou uma vistoria detalhada, observando pontos como segurança, infraestrutura, questões elétricas e de acessibilidade, com atenção às especificações e ao cumprimento dos requisitos estabelecidos no projeto.
Segundo o presidente da CTB, a obra “vai mudar a face dessa região, no aspecto econômico, social e de mobilidade, além de interligar as outras cidades da Região Metropolitana a Salvador de uma forma mais ágil, fazendo com que as pessoas ganhem tempo e qualidade de vida. Essa é uma obra estratégica para Salvador e toda a Região Metropolitana”, afirmou. O novo trecho do modal está em fase de preparação para o início da etapa de testes.
“Essa é uma grande obra de infraestrutura urbana, ela contempla um complexo intermodal de metrô e ônibus, ao mesmo tempo em que agrega a nova rodoviária e todo um complexo viário em torno da BR-324, importantíssima para a nossa economia, tendo em vista que ela é a principal conexão de Salvador aos grandes centros econômicos do país, sendo reforço importante para a economia, além da sua proximidade ao parque industrial e logístico da capital”, explicou Carlos Martins.
O Tramo III possui cinco quilômetros de extensão e duas novas estações: uma em Campinas de Pirajá, nas imediações da Brasilgás, e outra em Águas Caras, onde foi feito um investimento de cerca de R$ 800 milhões.
O empreendimento expande os atuais 33 quilômetros de metrô em operação para, aproximadamente, 38 quilômetros e representa uma expressiva melhoria da mobilidade para a população.