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Comércio baiano apresentou crescimento de 4% no Natal, garante Sindilojas

Índice das vendas no período tem gerado embates entre entidades locais e nacionais; Alshop chegou a anunciar alta de 9,5%.

Desde que a Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) anunciou, um dia após o Natal no ano passado, crescimento de 9,5% para o período, ante 2018, diversas entidades do segmento passaram a contestar o levantamento divulgado.

Uma das dissidentes, a Ablos (Associação Brasileira dos Lojistas Satélites) chegou a anunciar que pretende acionar a Justiça pela revisão dos dados.

Instituição local, a CDL Salvador também contestou o crescimento, sinalizando que “sondagens não são tão rápidas para se ter números confiáveis” e que, para a grande maioria, as vendas em 2019 “foram equivalentes ou até abaixo do ano anterior”.

Nesta segunda-feira (6), contudo, o presidente do Sindilojas-BA (Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado da Bahia), Paulo Motta, garantiu que o balanço foi positivo, apesar de ter ficado aquém do esperado.

“Tínhamos uma expectativa maior do que a que aconteceu. Temos essa informação conturbada de 9,5%, já contestada por várias entidades. O que podemos dizer é que na Bahia e em Salvador o crescimento foi de 4%. Não sei qual o critério deles, nem da CDL Salvador, mas para fazer essa previsão, já vínhamos acompanhando o movimento diário. Essa média de 4% nós sustentamos de maneira absolutamente plausível”, garantiu Motta.

Um dos motivos para o baixo desempenho nas vendas durante o Natal, segundo o presidente do Sindilojas, foi o sucesso da Black Friday, em novembro. “Houve um grande comportamento de antecipação de compras. Muitos consumidores anteciparam as compras, o que influenciou negativamente no Natal”, reforçou.

SIEL GUINCHOS

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